Xuxa ainda é mania nacional?

556108445-xuxan5

Há tempos atrás, houve uma verdadeira coqueluche entre as crianças quando se falava em Xuxa, a eterna Rainha dos Baixinhos, não é muito difícil você que tem mais de 15 anos ter a sua festa de aniversário, ou do primo mais velho, regada com músicas da apresentadora, você que tem mais de 25 com certeza já teve um LP, brinquedo ou até mesmo saboreou alguma guloseima com a marca da loira.

Xuxa tinha um império, era a verdadeira rainha, a única artista brasileira a ter um programa em outros países e ser cobiçada por empresas e disputada por campanhas publicitárias, e hoje em dia? O que ainda temos de Xuxa? Este fim de semana, no sábado, curiosamente no horário em que passava seu extinto Tv Xuxa, decidi sair para tomar um sorvete e comprar algumas coisas que precisava, e logo na praça de alimentação do shopping me sentei próximo a uma moça, na faixa dos seus 25 anos, estava no celular soletrando um código para a pessoa do outro lado da linha “A de amor, J de Janela, e X de Xuxa”, a moça poderia ter usado outra referência para a letra “X”( Xadrez, Xale…) claro, seria muito surreal você ouvir alguém falando “X de Xenófobo, ou Xerocópia”, mas o fato é que ela escolheu Xuxa, por estar ali em sua lembrança, povoando o seu imaginário, assim como acontecia há anos atrás com uma grande maioria das pessoas.


xoudaxuxa

Depois de terminado minha sobremesa, sai rumo à loja que precisava, passei em frente a uma loja de brinquedos bem famosa, cuja marca é um solzinho, e percebi que a trilha sonora que embalava mais um dia de trabalho na loja era de Xuxa, a música em questão era “Coração Criança” do Disco Xou da Xuxa 3, de 1988! Uma música que nem faz parte de seus grandes hits, mas tem uma bela letra, por curiosidade entrei na loja e notei a expressão de uma mulher e seu marido, talvez, os dois olhavam brinquedos e sacudiam a cabeça no ritmo da música, os dois deviam ter na faixa de 30/32 anos, e a mulher falou “Eu tinha esse CD (Na época era LP) desenhei um monte de coração na capa, ganhei de natal ou dia das crianças do meu pai…” O homem não deu muita atenção e continuou balançando a cabeça no ritmo da música.

Na volta para casa resolvi passar no supermercado, e na sessão de bebidas uma mulher com um garotinho de mais ou menos 7/8 anos apontava para uma garrafa de Refrigerante Schin “Olha mãe! Igual da Xuxa, compra?”, olhei depressa e pensei “Já é a terceira “Xuxice” que acontece hoje!”. Seu atual programa o fadado “Xuxa Meneghel” está mal das pernas, mas sua apresentadora, em questão continua na boca do povo, não como há 20/25 anos atrás, mas continua viva aquela lembrança da sorridente loirinha que abrilhantava os televisores com seus olhões azuis, numa época onde era permitido brincar na TV e fazer propaganda para crianças.

Hoje em dia ainda arrasta multidões, basta ver suas recentes aparições públicas, são dezenas de pessoas querendo uma foto, ou apenas chegar perto, não é por conta de seu atual programa, e sim pela história que ela tem com cada um dos brasileiros, gostem ou não, 30 anos de carreira não é pra qualquer um, é pra quem pode, e não se pode apagar do dia para noite, marcou gerações.

Xuxa tem o poder nas mãos, pode sim ainda ter o mesmo prestigio que tinha outrora na Tv, nós aqui só temos a desejar “boa sorte”, isso inclui uma boa administração e direção para a mulher que foi a primeira babá ( ou única ) de muitos que estão lendo este texto agora.

One thought on “Xuxa ainda é mania nacional?

Deixe uma resposta