Você é o cara, Joseval Peixoto!

Por Lucas Canosa

Foto: Divulgação/Jovem Pan

Era o Teleton de 2011 e eu estava cobrindo mais uma edição da maratona ao lado do meu amigo e colega de profissão, Ronaldo Barreto. Ali, Joseval, tive uma prova do quão você é grande e não sabe ou não liga para tal grandeza.

Estávamos encostados na grade que separa a imprensa dos artistas e, quando você saiu segurando o Tonzinho junto da competente Sheherazade, logo chegou na nossa frente e, simpaticamente começou a conversar. “Hoje é aniversário da minha filha, veja aqui meu celular (mostrou um Motorola V3 preto), cheio de ligações, mas a solidariedade é muito importante. Saindo daqui vou para a casa dela”, disse.

Foto: Lucas Canosa

Nos perdoe, Joseval! Ali, dois garotos de 19 anos não esperavam tamanha humildade. Uma pessoa que nos inspira veio espontaneamente puxar assunto. Infelizmente a falta de maturidade impediu que a conversa fosse à frente. Não sabíamos o que falar, ficamos bobos. Apenas pedimos para tirar uma foto e, você, prontamente com um sorriso característico nos atendeu. Vale ressaltar que, apesar da pressa, você pacientemente atendeu a todos. Aliás, obrigado por aquele dia.

Pode parecer pouco, mas quem conhece este mundo artístico não acredita em pequenas atitudes e o quanto elas transformam o ambiente. Por que será que não esqueço desta cena? Primeiramente porque era você que, ao lado de Hermano Henning, meu conterrâneo, sempre foi inspiração no jornalismo e, segundo, pela simplicidade da cena em si. É inesquecível. Por isso tanto me arrependo daquela noite em 2011, pois quando encontrei Hermano em 2015, ele, como você, foi incrível, mas eu já era jornalista e pude entrevistá-lo, pude aproveitá-lo. Com você não consegui uma segunda chance.

Aos 14, no ensino médio, eu acordava uma hora mais cedo para te ouvir no Jornal da Manhã, no qual espero que continue por muito tempo. Aliás, o tempo, infelizmente passa muito rápido, Joseval. Não é fácil sair de uma redação de televisão tarde da noite para chegar na da rádio na madrugada, ainda mais, com todo respeito, para um senhor de 79 anos, idade do meu pai e, como ele, sem puxar o saco, parece menos. A cabeça lúcida ainda transborda sabedoria, graças a Deus.

Silvio e Joseval / Foto: Roberto Nemanis

Silvio também sempre foi seu fã, como é fã da estação na qual você – não vou te chamar de senhor, me perdoe – trabalha. Não é para menos! Ele tentou levar o Jornal da Manhã para o SBT, que foi prontamente negado por Tuta, o representante da Jovem Pan. Realmente, é um produto para o rádio, tanto que é, há anos, o primeiro lugar de audiência no horário.

Joseval, Rachel Sheherazade e Carlos Nascimento / Foto: Roberto Nemanis

Silvio, todavia, não desistiu e o contratou para comandar o SBT Brasil que, brilhantemente comandou ao lado da Rachel por quase sete anos. Segurou firme a barra de ancorar um jornal em horário nobre, na emissora de segundo maior IBOPE do país. Esteve ao lado de Sheherazade quando foi atacada pelas opiniões fortes. Foram censurados pelo próprio SBT por causa disso, mas a parceria prevaleceu. Nem quando Carlos Nascimento, com a linda história da cura de um câncer, começou a alternar a participação no diário contigo, você se importou. Foi o cavalheiro de sempre! As homenagens da última semana, com tudo isso posto, foram válidas, apesar de singelas para o seu tamanho. Me emocionei com seu choro, de quem estava sendo aplaudido no ápice da maturidade.

Joseval Peixoto narrando futebol no começo dos anos 80 / Foto: Reprodução

Não sabemos ao certo o que aconteceu, o que te fez parar com a televisão ou se fizeram você parar com ela. Entretanto, não podemos ser egoístas. Queríamos você lá, todo dia, na nossa tela. Não deu. Sabemos que continuará na Pan, com seu escritório de advocacia, sim, porque além de radialista consagrado pelas locuções dos jogos na Copa de 70 e pelo próprio Jornal da Manhã, é jornalista, advogado conceituado e, pasmem, compositor. Joseval, ainda queremos você com mais “ói nóis aqui traveis” e menos “vambora, vambora, olha a hora, vambora”.

Veja fotos da despedida de Joseval:

Vídeo da despedida de Joseval Peixoto do SBT Brasil:

Homenagem nos bastidores do SBT após o término do jornal:

Deixe uma resposta