TV Aparecida inicia as transmissões da “Romaria do Terço dos Homens” nesta sexta-feira

Foto: Juan Ribeiro

A programação da 13ª Romaria do Terço dos Homens de 2021 terá transmissão pela TV Aparecida entre sexta-feira (19/02), quando será a abertura, até o encerramento, no domingo (21). O evento, que no ano passado reuniu mais de 80 mil homens na Basílica de Aparecida (SP), este ano será virtual devido à pandemia da Covid-19.

A participação dos fiéis será feita através das redes sociais do Santuário Nacional (Youtube e Facebook) e pela Rede Aparecida de Comunicação. A peregrinação é considerada uma das maiores entre as romarias acolhidas na Capital Mariana da Fé.

O tema da romaria deste ano é “Terço dos Homens: No Santuário da Palavra, com Maria e José, cuidar da vida”. A tônica das celebrações é chamar a atenção para o cuidado com a vida, com a fé de Nossa Senhora e inspirando-se no coração paterno de São José.

“A grande intenção é que os Homens do Terço sejam, cada vez mais, Bíblicos e Missionários”, diz o diretor de programação da TV Aparecida, Irmão Alan Patrick Zuccherato.

As celebrações

A Missa de Abertura da Romaria, na sexta-feira (19/02), às 18h, será na Basílica Velha de Aparecida. Representantes de apenas alguns grupos do terço estarão na celebração, presidida por Dom Gil Antonio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, que fala sobre a mudança:

“Não há como fazer uma concentração dos homens do terço neste ano, com esse problema da pandemia. Nós vamos oferecer esse sacrifício a Deus e a Nossa Senhora”.

A realização da romaria prossegue no sábado (20), com a Missa Solene às 9h, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Quem também estará na celebração é o padre Antonio Maria. O sacerdote foi o responsável pela composição do hino do movimento do Terço dos Homens. Também no sábado, a partir das 14h, acontecem o Terço Solene e a Consagração a Nossa Senhora, momento celebrativo coordenado pelo Reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo. As atividades da romaria serão transmitidas pelas redes sociais e Rede Aparecida de Comunicação (TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12).

E o encerramento da romaria virtual será no domingo (21/02), com uma missa às 8h, rezada no altar central da Basílica e presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Participação virtual

De seus lares, os homens, suas famílias, seus grupos e comunidades poderão participar das transmissões da romaria. Para isso, basta publicar uma foto no Instagram com a hashtag #homensdevotos. Diariamente, durante as celebrações, a imagem poderá aparecer na TV e nas redes sociais.

Deixe uma resposta