Sobre o MMA na TV aberta

ufc1

No começo os fãs do MMA só tinham acesso às lutas da modalidade através do sistema de pay-per-view, ou seja, quem se interessasse por ela tinha que pagar para ver, literalmente.

Me recordo que, por não ter acesso a esse sistema, ia até uma locadora próxima de casa e alugava fitas vhs para assistir no meu vídeo cassete.

Foi assim que pude ver os primeiros eventos de MMA, as brutais primeiras edições do UFC, quando ainda o esporte era conhecido como Vale-Tudo.

Apenas em 2002 foi transmitida a primeira luta ao vivo na TV aberta e isso se deu através do SBT ao transmitir ao vivo a luta que aconteceu no UFC 37.5: As Real As It Gets onde os lutadores Chuck Lidell e Vitor Belfort se enfrentaram pela disputa do cinturão na categoria dos meio-pesados, com vitória do americano.

A luta entrou para a história por ser o primeiro evento de MMA transmitido ao vivo na tv aberta brasileira.

Já em 2009 a RedeTV! passou a produzir e exibir o programa UFC Sem Limites. O programa ia ao ar aos sábados e trazia lutas do UFC. As transmissões não eram ao vivo, mas o programa permitia aos fãs do esporte ver lutas de atletas renomados como BJ Penn, George Saint-Pierre, Anderson Silva, Frank Mir, etc e foi o responsável pela popularização do MMA no Brasil. Inicialmente o programa ia ao ar por volta das 18:00 Hrs, mas devido à queixas quanto ao conteúdo violento que era apresentado o horário de exibição passou para as 22:00Hrs.

Em 2011 a emissora transmitiu ao vivo o UFC Rio, a luta épica onde Anderson Silva nocauteou Vitor Belfort com um chute frontal no melhor estilo Steven Segall. A emissora obteve gigantesca audiência com a transmissão chegando a estar em primeiro lugar em alguns momentos.

Foi quando os eventos de MMA chamaram a atenção de outras emissoras, como a Bandeirantes e a Rede Globo, que se interessaram em transmitir eventos da modalidade. Quem conseguiu fechar contrato com Danna White (presidente do UFC) foi a Rede Globo, que tirou da RedeTV! os direitos de transmissão.

Com isso o UFC Sem Limites chegou ao fim e deixou órfã uma legião de fãs do programa, como eu.
Desde então os eventos do UFC são transmitidos na tv aberta apenas pela Rede Globo, mas sob muitos protestos uma vez que a emissora anuncia transmissões ao vivo quando na verdade elas ocorrem com meia-hora de atraso. Com a compra do pacote UFC, a emissora adquiriu também o direito de transmitir o reality show The Ultimate Fighter Brasil, que acontece nos domingos à noite.

xfc

Mas o MMA não vive somente de UFC e a RedeTV! adquiriu os direitos de transmissão do XFC (Xtreme Fighting Championships), que vai ao ar nas madrugadas de sábado.

Recentemente a Rede Bandeirantes adquiriu os direitos de transmissão do maior evento de MMA da América Latina, o Jungle Fight, e no dia 11 de abril foi transmitida ao vivo a edição 76 do evento, obtendo grande audiência.

Não posso deixar de registrar aqui meu agradecimento à RedeTV! por ter tornado o MMA um esporte tão popular como é hoje e, também, por nos fazer ter a certeza que na visão de Danna White, dono do UFC, tudo o que importa é o dinheiro e ele esqueceu por completo valores como gratidão e fidelidade, primordiais em qualquer arte marcial.

A Rede Globo pagou mais para exibir os eventos do UFC? Sim, mas se não fosse a coragem da RedeTV! em colocar no ar um programa totalmente voltado a um esporte até então marginalizado a modalidade não teria atingido o sucesso atual em terras brasileiras.

Oss, Danna White desconhece o significado desse termo.

@oscarmendesf

Mande e-mail para o colunista: oscarmendes@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta