Por que Mazze Runner é a melhor saga dos cinemas desde Harry Potter?

LOGO

 

Depois de se consolidar como uma das sagas de maior sucesso, Harry Potter deixou um legado que ainda não foi preenchido por nenhuma outra saga.

Vieram Crepúsculo, Jogos Vorazes, Divergente e outras que foram abortadas no meio do caminho por fadarem ao fracasso, mas eis que em 2014 tivemos uma grata surpresa nos cinemas: a estreia de Maze Runner.

Não conhecia a saga, e antes de pesquisar mais sobre, resolvi ver o filme. E tive uma grata surpresa.

Uma narrativa já abordada, jovens tentando sobreviver em um local repleto de ameaças, ok, já vimos isso em Jogos Vorazes e Divergente, mas a forma de Maze Runner desenrolar isso foi o que realmente ganhou a minha admiração.

Na contramão de um casal romântico que se une para um bem maior, a saga dos corredores preza pela amizade, a sobrevivência e a convivência, talvez seja isto que me fez acreditar que ela é “superior” à suas colegas de prateleiras de livrarias e salas de cinema, motivo este que também considero Harry Potter excelente, antes de uma paixão, há uma grande amizade por trás.

Os atores de Maze também não fazer a linha “Galã”, apesar de Dylan O’brien fazer um certo sucesso com as garotas, ele tem aquela aura de ser aquele amigo de escola. O elenco em si é afiadíssimo, e como disse, passam essa simplicidade, o que torna mais fácil de criar uma empatia com os personagens. As cenas de ação são um trunfo a parte da franquia, o último trouxe uma releitura de uma icônica cena de O Mundo Perdido – Jurrasic Park, onde um personagem fica em perigo em cima de um vidro, prestes a despencar de um desfiladeiro.

THE SCORCH TRIALS

Não sou do tipo que curte o gênero romance e fazer dele pano de fundo para as atuais sagas me cansa um pouco.

Não estou colocando em jogo a originalidade das sagas, nem muito menos seus sucessos, por exemplo Jogos Vorazes não possui um enredo inédito, na década de 1980 já existia um filme chamado “O Concorrente”, baseado nas obras de Stephen King. O que muda são as maneiras de contar, e sim, gosto muito de Jogos Vorazes e o tom “politico” e o amadurecimento que a saga ganhou, mas… Maze Runner leva a melhor quando se trata de “a união dos amigos fazem a força”.

Ainda não li os livros, por isso não posso afirmar mais nada, mas, estou no aguardo dos próximos filmes.

“Cinemix”, toda quinta-feira, às 20h, no BDI.

Mande seu e-mail para Guilherme Alves : guilhermealves@bastidoresdainformacao.com.br