Pfizer diz que vacina contra covid-19 tem 95% de eficiência

Pfizer e BioNTech anunciaram nesta quarta-feira, 18/11 que a vacina produzida contra a covid-19 tem eficácia de 95%. As empresas concluíram a fase 3 dos testes clínicos e aguardam autorização da agência de regulação de drogas norte-americana (FDA) para uso emergencial do produto.

Na fase intermediária, a vacina havia apresentado 90% de resultados positivos e, na última etapa, com maior participação de voluntários, ampliou a eficiência. A análise foi baseada em 170 casos de contaminação por coronavírus. Desses, 162 tomaram placebo e oito a vacina. O laboratório destacou ainda que a eficácia em idosos com mais de 65 anos foi superior a 94%. No grupo, havia dez casos severos da doença, sendo nove entre s voluntários que receberam o placebo.

A vacina foi aplicada em 43.661 participantes até o momento e, segundo a Pfizer, todas as populações a toleraram. Eventos adversos como fadiga e dor de cabeça foram relatados por pequeno percentual de participantes. Com o bom resultado, o laboratório diz que pretende compartilhar os dados com outras agências reguladoras de outros países.

Deixe uma resposta