Os 35 anos do filme De Volta para o Futuro

Em 3 de julho de 2020, um dos filmes mais aclamados de todos os tempos – meu favorito – completou 30 anos. É claro que estou falando do clássico De Volta para o Futuro. Estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, virou ícone dos anos 80 e foi um sucesso quando lançado em 1985. Na ficha técnica, temos a presença também de Steven Spielberg, como produtor executivo. E em comemoração à data, iremos contar algumas curiosidades sobre a produção.

LOGO

 

1) No filme, a máquina do tempo construída por Doc. Brown, é um delorean cheio de estilo, mas originalmente era uma geladeira. Os produtores ficaram com medo de que as crianças cometessem alguma loucura, como subir no eletrodoméstico, ou entrar nele a fim de viajar no tempo.

2) Se Michael J.Fox é lembrado até hoje por ter vivido Marty McFly, contudo isso quase não aconteceu, pois Eric Stoltz viveria o protagonista. Michael estava escalado para interpretar Marty McFly em De Volta Para o Futuro, mas por causa de um problema de agenda, foi substituído por Eric Stoltz. No fim das contas, os produtores consideraram que Stoltz não tinha cara de adolescente e não agradou.

Marty
Michael J.Fox sempre será Marty!

3) Quando Marty McFly vai ao passado, no ano de 1955, há uma cena que mostra um cinema. Dois filmes estão em cartaz: A Boy’s Life e Watch the Skies, que são os nomes dos projetos originais de Steven Spielberg: E.T. e Contatos Imediatos de Terceiro Grau.

4) Marty McFly tinha 17 anos, mas Michael J. Fox tinha 24 no primeiro filme.

Michael_J._Fox_as_Marty_McFly_in_Back_to_the_Future,_1985

5) Quando o terceiro filme estreou, Michael já era pai, seu filho, Sam Michael Fox, estava prestes a completar 1 ano de idade.

A Família McFly, digo, Fox.
A Família McFly, digo, Fox.

6) O Segundo e o terceiro filme foram gravados juntos.

7) De Volta Para o Futuro ganhou o Oscar de melhores efeitos sonoros, além de ter sido indicado para as categorias de melhor roteiro original’, melhor som e melhor canção original: The Power of Love.

8) O cachorro que vemos dentro do DeLorean, na verdade, é um humano fantasiado de cachorro. Apenas as cenas em close são do animal de verdade.

9) No primeiro filme, a namorada de Marty, Jennifer Parker, foi interpretada por Claudia Wells, que foi trocada por Elizabeth Shue nas sequências. Quando a mãe da primeira foi diagnosticada com câncer, e ela precisou deixar o trabalho.

10) O Filme custou cerca de 19 milhões de Dólares, e arrecadou 381 Milhões, uma bilheteria estrondosa para época.

Tecnologia do Filme

Carros voadores, tênis que se amarram sozinhos e comida desidratada são exemplos das tecnologias apresentadas na franquia. O Segundo filme, que em alguns momentos, se passa em 2015, trouxe um dos itens mais desejados pelo mundo, a famosa Hoverboard. Há alguns anos, um vídeo quebrou a internet mostrando o protótipo da prancha flutuadora, mas infelizmente não passava de uma montagem.

o-HOVERBOARD-facebook

 

Como estão os protagonistas hoje em dia?

Michael J.Fox (Marty McFly):

Captura de Tela 2015-07-09 às 18.34.02

Atualmente tem 54 anos e é casado com a atriz Tracy Pollan desde 1988. Tem quatro filhos: Sam Fox, as gêmeas Aquinnah e Schuyler Fox e a caçula, Esmé Fox. Em 1998 revelou que sofria de Parkinson, diagnosticado em 1991. Por isso, escreveu uma autobiografia, intitulada Lucky Man (Homem de Sorte), sobre a experiência de aparecimento da doença em pessoas mais jovens. Em 2009, abandonou o papel que interpretava na série Spin City e passou a ser um defensor da causa, arrecadando fundos para pesquisas em células-tronco, que acredita um dia ajudar vítimas deste mal. Teve um show intitulado com seu nome entre 2013 e 2014 na TV Americana.

Christopher Lloyd (Dr. Emmett Brown):

Captura de Tela 2015-07-09 às 18.33.50

Está com 76 anos. Seus trabalhos mais recentes foram séries como: “Fringe”, “Law and Order”, “Raising Hope” e “Psych”.

Lea Thompson (Lorraine McFly):

Captura de Tela 2015-07-09 às 18.34.16

Aos 54 anos, e depois de estrelar o filme, não teve nenhum papel de destaque nos cinemas. Interpreta a mãe de família Kathryn Kennish, no seriado Switched at Birth.

Thomas F. Wilson ( Biff Tannen):

Captura de Tela 2015-07-09 às 18.34.30

Aos 56, também não emplacou outro sucesso em sua carreira e faz pequenas participações em séries como “Cold Case”, “House” e “Ghost Whisperer”, mas costuma trabalhar como dublador de animações e fazendo show de comédia.

 

Comemoração em grande estilo:

Um concerto maravilhoso foi apresentado em comemoração aos 30 anos do longa, a música tema eternizada por Alan Silvestri abriu o espetáculo, e contou com algumas das estrelas do filme, confira:

Captura de Tela 2015-07-09 às 18.51.17 

“Cinemix”, toda quinta-feira, às 20h, no BDI.

Mande seu e-mail para Guilherme Alves : guilhermealves@bastidoresdainformacao.com.br

 

Deixe uma resposta