O Verdadeiro “Espetacular Homem Aranha”

Fala Galera, finalmente saiu ! O Filme mais esperado por mim ( e por muita gente ) O Espetacular Homem Aranha 2 – A Ameaça de Electro, E neste novo filme, temos um Peter Parker que todos queriam ver desde 2002, engraçado, ágil e que problemas do cotidiano, assim como todos nós.

 

Cinerama1

Antes de começarmos, queria fazer uma breve observação. Não devemos exigir que um filme se super herói seja 100% fiél a uma página de quadrinho, isso nunca vai acontecer  e vi muita gente fazendo criticas sem fundamento, insistindo em comparar com a franquia anterior, bem, Vamos aos fatos:

 

1) Em 2002 estreia nos cinemas o primeiro filme do Homem Aranha, foi um sucesso muito gente adorou e passou a conhecer o herói por ele ( Não é o meu caso, eu já o conhecia na animação dos anos 90 )

 2) Em 2004 surge a seqüência do filme ( Meu favorito, até ver o Espetacular Homem Aranha 2 ) o filme ganhou um Oscar, e foi bem elogiado, como o melhor filme do Homem Aranha já feito

 3) Em 2007 surge o terceiro filme, e acaba aqui todo o prestigio conquistado pela franquia de Sam Raimi, o filme teve uma ótima bilheteria, porém decepcionou os fãs, e muito.

 4) Em 2010 anunciaram o Reboot da história, visto que as negociações para o quarto filme dirigido por Sam Raimi não andaram.

 5) Em 2012 surge nos cinemas “O Espetacular Homem Aranha” estrelado por até então “desconhecido” Andrew Garfield e Emma Stone, o filme em termos de bilheteria foi ao nível dos filmes anteriores, porém a critica detonou o filme, em minha visão é meu terceiro filme favorito do Herói.

 

E finalmente chegamos em 2014, sob grande expectativa, chega aos cinemas “O Espetacular Homem Aranha 2 – A Ameaça de Electro”, as gravações tiveram início por volta da segunda quinzena de Fevereiro de 2013, e eu vim acompanhando tudo o que saia na mídia sobre as gravações, e muita gente já começava a reclamar ali. A Idéia do primeiro filme era deixar o Homem Aranha mais “realístico”, tom que não foi bem aceito por maioria do público e dos fãs, exceto aqueles que gostaram, assim como eu, Marc Webb então resolveu modificar a linguagem do segundo filme, e o segundo filme do escalador de paredes ganhou tom mais heróico, mais colorido, vibrante, parecendo que sua revista em quadrinhos havia ganhado vida, e foi assim que me senti assistindo o filme. A Dupla protagonista, Andrew Garfield e Emma Stone, melhor impossivel, os dois tem uma química fora de série, que faz você ter uma enorme empatia pelo casal, ( Já que insistem em comparar ) Diferente da franquia, que o casal parecia viver numa fossa infinita, um mais depressivo que o outro e as cenas de romance ou “DR” algumas chegavam a ser aterradoras. Andrew Garfield, mostra mais uma vez o porque foi escolhido para ser o herói.

Esses dois...Exalam Química em cena, e na vida real !
Esses dois…Exalam Química em cena, e na vida real !

 

O Homem Aranha sempre foi uma máquina de piadas, e isso estava em falta nos 3 filmes da franquia anterior , diferente deste novo, que a todo momento vemos um jovem divertido, turrão e bem fiel ao perfil original do herói. Outro ponto que foi criticado, foi o “excesso” de vilões que o filme tem, porém diferente do filme de 2007, este filme soube dosar e todos puderam ter cenas impacientes e importantes durante o filme.  Tia May também, interpretada pela recente marca na calçada da fama “Sally Field” tem cenas de Humor, e cenas emocionantes ao lado de seu sobrinho, Andrew e  Sally passam uma boa cumplicidade aos olhos dos telespectadores. Os Vilões, nesta nova adaptação, são todos de origem da “Oscorp”, o que faz um diferencial bacana na história, o vilão título, Electro, aparece no ínicio como o abobalhado que é rejeitado por todos, depois de sofrer um acidente de trabalho e ganhar super poderes, o vilão passa a querer se mostrar para o mundo, até que enfrenta o Homem Aranha numa cena repleta de ação e grandes efeitos especiais, Slow Motion e o sentido aranha sendo mostrado de uma forma excepcional, parecia um jogo de video game de tão alucinante as cenas .E  Se engana quem pensa que Electro é a única ameaça que o Homem Aranha tem pela frente, ainda temos Rhino, que ganhou uma armadura moderna, e a volta de um velho amigo, Harry Osborn, que herda toda a fortuna do pai e a Oscorp, os dois se reencontram depois de longos anos sem se verem

Spider X Electro rende boas cenas, repletas de efeitos e sequências em Slow Motion
Spider X Electro rende boas cenas, repletas de efeitos e seqüências em Slow Motion

Dane Dehan foi um dos destaques do filme, interpretou muito bem seu “Duende” insano, o que mais gostei dele como Duende, é que não há nenhuma máscara, apenas uma maquiagem “nojenta” o que deixa o ator muito a vontade e perfeito no papel, podemos ver todas as expressões e emoções dele . A trilha sonora também é diferente, Hans Zimmer, que já compôs para outros heróis e grandes produções faz aqui parceiras e temos uma trilha sonora diferente de tudo o que vimos, porém, ainda gosto dos instrumentais clássicos da antiga trilogia. O Filme, foi muito bem em bilheterias aqui no Brasil arrecadou em seu final de semana de estreia, cerca de 24 milhões e nos EUA, 96, marca superior a alguns filmes anteriores. A Nota no IMDB também é maior 7.5 ( Superando todos os outros filmes anteriores do Aracnídeo ), em suma, o filme tem criticas sem fundamento pelo fato de muita gente não aceitar o “novo” basta ver a quantidade de “Remakes” ou “Reboots” que são deturpados pelo público, Carrie por exemplo, sofreu disso. Tem alguns furos ? Claro que sim, porém não minimizam em nada a qualidade do filme

Duende e Gwen no mesmo ambiente, me fez tremer na cadeira do cinema #121
Duende e Gwen no mesmo ambiente, me fez tremer na cadeira do cinema #121

As pessoas fizeram a imagem de um Peter Parker que não existe graças a franquia anterior, que por sua vez foi a primeira, a novidade…E como o público que lê quadrinhos não é a grande massa que vai ao cinema para ver os filmes, temos essas criticas. Volto a dizer, não podemos exigir que tudo seja 100% igual, mas manter a essência de maioria dos personagens principais e fazer boas cenas, é o grande trunfo da nova franquia, que terá 4 filmes e 2 spin-off. Pra fecharmos, afirmo sem medo de ser feliz, o melhor filme do Homem Aranha já feito, se você não viu ainda corre pra ver, porque vale a pena ! Agora é esperar pra ver a Seqüência e a introdução de novos personagens como Mary Jane , J.J Jamenson e Gata Negra ( Que já é introduzida neste filme, assim como personagens do Sexteto Sinistro, ops tô falando demais ! ) Quebra Tudo Spider #GoGoGo

"Quebra" tudo Spider !
“Quebra” tudo Spider !

E agora, a nossa nota para o filme:

Mas...? Porque não 5 completo ? Porque a única coisa que me desagradou no filme, foi não vermos o J.J Jameson, apesar de mencionado...Fora isso, Grande filme !
Mas…? Porque não 5 completo ? Porque a única coisa que me desagradou no filme, foi não vermos o J.J Jameson, apesar de mencionado…Fora isso, Grande filme !

 

Bom galera, demorou 2 semanas pra eu concluir o texto, e realmente resumir tudo o que queria falar, espero que tenha gostado, e semana que vem vamos falar sobre mais um reboot, dessa vez será “A Múmia”. Até a próxima.

 

“Cinerama”, toda Quinta, ás 20:00 – No BDI

Mande seu e-mail para Guilherme Alves : guilhermealves@bastidoresdainformacao.com.br

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta