Na França, estudantes de Minas Gerais conquistam prêmio de 100 mil euros

Alexandre Bemquerer e Ana Carla Campos (Foto: Divulgação/Grupo Valeo)
Alexandre Bemquerer e Ana Carla Campos (Foto: Divulgação/Grupo Valeo)

Alexandre Marques Bemquerer, 25 anos, e Ana Carla de Sá Campos, 26, conquistaram o principal prêmio de um concurso sobre inovação na indústria automobilística da França. Os dois estudantes venceram 969 equipes e ganharam 100 mil euros na primeira edição do Desafio de Inovação da Valeo, promovido pela fornecedora de peças automotivas.

Em entrevista ao G1, Alexandre explicou o projeto vencedor. “É um modelo de câmbio automático para carros, baseado em um novo modelo transmissão continuamente variável, que proporciona uma melhora significativa na performance do veículo, além de otimizar o consumo de combustível e reduzir as emissões de CO²”, contou. O concurso pediu que os candidatos criassem projetos de carros mais inteligentes e intuitivos até 2030.

Estudante de engenharia mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Alexandre escolheu Ana Clara, formada em gestão de processos e atualmente faz pós-graduação em perícia, auditoria e análise ambiental pelo Centro Universitário UNA, como colega de equipe. Ana Clara afirmou que, enquanto Alexandre criava a parte técnica, cuidou de outras partes do projeto. “Eu fiquei mais na parte administrativa e burocrática, a parte técnica toda foi ele que desenvolveu”, disse.

Deixe uma resposta