MG é o estado que mais destruiu Mata Atlântica, aponta pesquisa

Flora 047Estudos sobre desmatamento, infelizmente, sempre nos trazem más notícias. Dessa vez, os dados preocupantes mostram o crescimento da ação e apontam as cidades que mais registraram o desflorestamento na Mata Atlântica entre 2012 e 2013.

Segundo a pesquisa, que é uma junção do Atlas de Remanescentes Forestais, que teve parte do estudo lançado em maio deste ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e da organização SOS Mata Atlântica, entre as dez primeiras cidades que mais desmataram – das 3.429 cidades cobertas pelo Bioma – cinco estão em Minas Gerais (Águas Vermelhas, Ponto dos Volantes, Itinga, Curral de Dentro e Novo Cruzeiro).

As instituições apontaram que o bioma perdeu 235 km² de vegetação entre 2012 e 2013, aumento de 9% em relação ao período anterior avaliado (2011-2012). A área equivale a 24 mil campos de futebol. Apesar de Minas ser o estado que mais desflorestou, com 84,3 km² de devastação, o município de Manoel Emídio, no Piauí, foi a cidade que mais destruiu a vegetação do bioma, com 31,3 km².

Deixe uma resposta