Lenda do açaí como enredo da X9-Paulistana, no carnaval 2016

samba-e-fantasia-3-e1436461944681

A escola de samba X-9 Paulistana encerrará os desfiles do grupo especial e promete deixar um gosto todo especial: o sabor do açaí

Em seu segundo ano como carnavalesco da agremiação, André Machado, apostará em um enredo  que mistura a lenda do açaí e uma homenagem à Belém do Pará, que completará 400 anos em 2016.

destaque-333963-acai

A lenda

A lenda conta a história de um fruto que “chora” no momento em que a mata era dominada pela fome e seca. Em determinado momento, o cacique mandou crucificar os curumins para que assim a tribo pudesse “matar a fome”. Iaçá, filha do Itaqui, perdeu sua “curuminha” e desandou a chorar. A saudade era tanta, que Iaçá teve uma miragem de sua filha chorando pedindo colo, porém, morreu abraçada à palmeira e suas lagrimas se transformaram em um fruto roxo, que ajudou á matar a fome da tribo, assim, batizado de “açaí”, em homenagem à Iaçá.

O enredo não para por aí.  São citados: Guaimiaba, Grão-Pará, Baia do Guajará, Mercado –Ver-o Peso, a culinária, a cultura, a religiosidade em homenagem ao quarto centenário de Belém do Pará.

Ouça o samba da X-9 Paulistana em áudio exclusivo do BDI:

letra xis

“Samba & Fantasia”, toda sexta-feira, às 20h, no BDI.

Mande seu e-mail para o colunista : marciomendes@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta