Lenda da árvore de Natal feita com sombrinhas

Na época do Brasil-Colônia, quando Curitiba ainda se chamava Vila de Nossa Senhora da Luz, uma senhora que foi expulsa de Portugal veio morar por estas bandas.
O nome desta idosa era Maria, ela tinha fama de bruxa, sua principal atividade era fabricar e vender guarda-chuvas.

Esta senhora também costumava consertar sombrinhas e oferecer estes produtos, quando eram de segunda mão, para crianças que moravam nas ruas. Assim os órfãos podiam se proteger das tempestades e, alguns, até dormiam embaixo dos guarda-chuvas velhos.

Num dia de novembro, estas crianças carentes pediram uma árvore de Natal ao ar livre para Maria.
No dia seguinte, a anciã decidiu montar uma árvore natalina, feita de guarda-chuvas, junto com os pequenos num lugar onde hoje, localiza-se a Rua Quinze de Novembro.

Porém as autoridades da época não gostaram e condenaram esta idosa à pena de morte.
Reza lenda que antes de Maria ser morta, na Praça dos Degolados, ela exclamou:
– Daqui há muitos anos haverá uma árvore de Natal feita de guarda-chuvas e meu espírito viverá nela!
Deste jeito, esta anciã virou uma lenda e recebeu o apelido de Maria dos Guarda-Chuvas. Algumas criaturas disseram que o fantasma dela, aparecia nas tempestades, para distribuir sombrinhas aos pobres.
Por coincidência, em 2016 a Praça Rui Barbosa e a Rua Quinze de Novembro ganharam árvores de Natal confeccionadas com guarda-chuvas.
Câmeras de segurança pegaram meliantes tentando roubar as sombrinhas das árvores. Mas sempre surgia uma idosa espantando os bandidos dos locais. Algumas pessoas falaram que tratava-se da Maria do Guarda-Chuva.
Reza a lenda que uma menina de rua estava se molhando na tempestade e uma anciã, pegou uma das sombrinhas da árvore, e ofereceu para a garota. Também surgiram boatos de que era o espírito de Maria do Guarda-Chuva.

Neste ano de 2017, ainda não vi nenhuma árvore de Natal feita de sombrinhas nas ruas movimentadas de Curitiba, apenas árvores montadas com vasos de flores e enfeites tradicionais natalinos.

Porém se alguém montar uma árvore de Natal feita com sombrinhas, dizem que o espírito da Maria do Guarda-Chuva volta.

Luciana do Rocio Mallon / @lucianadorocio

“Lendas do Universo”, toda sexta-feira, às 20 horas, no BDI.

O livro da autora 

Mande seu e-mail para Luciana : lucianadorocio@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta