Inauguração de central hidrelétrica leva desenvolvimento econômico e social para o Paraná

Foto: Marcos Corrêa/PR

Presidente Jair Bolsonaro participou da inauguração, nesta sexta-feira (6), da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedin, localizada entre os municípios de Francisco Beltrão e Renascença, no sudoeste do Paraná, e também fez uma visita à casa de força do empreendimento.

A PCH Bedin tem potência instalada total de 6 MW. Foi construída no Rio Santana, no prazo de 9 meses, por um grupo privado, e foram gerados 400 empregos. O investimento foi de R$ 30 milhões e contou com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PCH

A PCH Bedin se soma a outras 419 pequenas centrais hidrelétricas atualmente em operação no Brasil. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, uma PCH é uma hidrelétrica de pequeno porte que aproveita características geográficas para a geração de energia, reduzindo impactos ambientais. A PCH tem potência entre 5 e 30 MW e área de reservatório de até 13 quilômetros quadrados.

Além disso, é um empreendimento de geração de energia limpa e renovável. Pelo porte, pode ser construída mais perto dos pólos de consumo como cidades e centros industriais.

Deixe uma resposta