Horta caseira: Uma opção saudável e sustentável

cuidar do verde

Um hábito muito praticado, principalmente pelos nossos avós, está voltando com tudo: o cultivo de hortas caseiras. Esqueça aquela história de somente aderir ao plantio em grandes extensões de terra. Hoje em dia, pequenos canteiros no quintal, varandas ou até mesmo marquises, podem abrigar diversos temperos, pequenos legumes ou ervas aromáticas, com custo muito baixo.

É importante ressaltar que inicialmente será necessário investir em vasos, sementes e um pouco de terra, mas, com o tempo, a diferença será nítida após as compras na feira ou no supermercado. Além de seu low cost, as hortas orgânicas também trazem diversos benefícios, pois são famosas pelo seu cultivo natural, ou seja, livre de agrotóxicos ou pesticidas que podem prejudicar a saúde.

Foto: Reprodução

Foto: Edna Soares

De acordo com Edna Soares Pompeu, que trabalha como orientadora no CCA (Centro para Crianças e Adolescentes), criar uma horta no seu local de trabalho foi uma oportunidade de despertar nas crianças o senso de cuidar do meio ambiente. “Aqui temos um pequeno espaço, mas fizemos uma bonita hortinha. Pensando sempre no meio ambiente cultivamos as plantas em pneus e garrafas PET. Além da economia, é um prazer também comer daquilo que nós plantamos e ver a dedicação das crianças com as plantas”, diz ela.

E você? Está esperando o que para fazer uma horta caseira? Lembre-se que não é preciso de grandes espaços para iniciar o cultivo. A natureza e seu bolso agradecem!

Cuidar do Verde, toda quarta-feira, às 13h, no BDI.

Mande seu e-mail para a colunista : samaratenorio@bastidoresdainformacao.com.br