Futsal no Mané Garrincha: quadra do amistoso começa a ser preparada

manegarrincha2_get
(Foto: Getty Images)

O piso que receberá, no dia 7 de setembro, a histórica partida entre Brasil e Argentina – primeiro jogo de futsal realizado em um estádio – começou a ser preparado esta semana. A quadra foi montada nesta quinta-feira no Ginásio Nilson Nelson, onde passará por retoques e uma pintura antes de ser levada para o estádio Mané Garrincha. O piso é o mesmo que foi utilizado em Brasília durante a Copa do Mundo de Futsal de 2008.

– É uma logística toda especial. Primeiro vamos pintar e ajustar o piso. Ele é uma espécie de quebra-cabeça, com numeração em cada peça. Na próxima semana, vamos levá-lo para montar no estádio – explicou o diretor de produção do evento, André Fratti.

Antes da instalação do piso no Mané Garrincha, o gramado receberá uma cobertura especial de plástico, que permite a passagem de luz e umidade. A estrutura também é usada em shows e outros eventos realizados no estádio. Em seguida, a quadra de futsal será colocada por cima.

O campo do Mané Garrincha tem as dimensões oficiais da Fifa: 105 m x 68 m. Mais que o dobro das dimensões da quadra de futsal: 40 m x 20 m. No entanto, não serão colocadas outras estruturas no espaço do campo como cadeiras ou arquibancadas móveis.

– No espaço do gramado terá apenas a quadra, os bancos de reservas e a mesa para a cronometragem. Não serão instalados outros tipos de estrutura. Torcida, apenas nas arquibancadas normais do estádio – explicou André.

Além de ser o primeiro jogo de futsal em um estádio, os organizadores também acreditam que o amistoso entre Brasil e Argentina entrará para a história como o recorde de público da modalidade.

O jogo será realizado no próximo 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, às 11h. O confronto marca o retorno do craque Falcão e do goleiro Tiago ao time canarinho. Duas das principais estrelas do futsal do Brasil, os jogadores estavam afastadas da seleção desde o ano passado após divergências com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A partida também será a estreia da nova comissão técnica, comandada pelo treinador Serginho Schiochet, do Concórdia.

Deixe uma resposta