Flamengo, Vasco e Chape conquistam vaga para Libertadores; Avaí e Coxa caem para Série B

(Foto: Sirli Freitas/Chapecoense)

O Campeonato Brasileiro 2017 terminou neste domingo. Corinthians Campeão com três rodadas da antecedência só cumpriu tabela nas últimas rodadas. 

Destaque foi para a briga por uma vaga na Copa Libertadores 2018 e a luta contra o rebaixamento. Na parte debaixo da tabela, Atlético Goianiense e Ponte Preta já entraram na última rodada rebaixados. As duas últimas vagas foram preenchidas pelo Avaí, que empatou com o Santos na Vila Belmiro por 1×1 e Coritiba, que foi derrotado na Arena Condá pela Chape por 2×1.

Vitória e Sport escaparam da Série B 2018. O time baiano perdeu para o Flamengo em Salvador por 2×1 e o Sport venceu o time misto do Corinthians em casa por 1×0. Com esses resultados e a derrota do Coxa, caiu o time paranaense.

A briga pela vaga na Libertadores foi emocionante. O Vasco que só dependia de si para conquistar a vaga, venceu a Ponte Preta por 2×1 em São Januário e se classificou. O Botafogo também dependia só dele para conquistar a vaga, porém, apenas empatou em casa contra o Cruzeiro em 2×2 e não conseguiu a classificação. 

Quem suou muito pela vaga na Libertadores foi a Chapecoense. A equipe teria que vencer o Coritiba e torcer por um tropeço de Flamengo, Botafogo ou Vasco. Os catarinenses conseguiram virar o jogo nos acréscimos e com o empate do Fogão, a Chape mais uma vez vai disputar o principal torneio sul-americano na próxima temporada.

Tecnicamente o Brasileirão 2017 não foi bom. Em compensação não faltou emoção nas lutas por vaga na Libertadores e contra a queda para a Série B. Depois dizem que pontos corridos não tem emoção.