Flamengo fica próximo de contratar Marcelo Cirino que estava no Atlético/PR

marcelocirino_efe_15
(Foto: EFE)

O Flamengo deverá confirmar oficialmente nesta sexta-feira a contratação do atacante Marcelo Cirino, destaque do Atlético-PR, que chega em negociação envolvendo a Doyen Sports. A partir desta quinta, já passaram a valer as novas regras da Fifa proibindo a participação de terceiros em direitos sobre jogadores. De acordo com pessoas ligadas ao departamento de futebol rubro-negro, todos os documentos que teriam de ser sacramentados antes da virada do ano para que a negociação não seja afetada pelas novas medidas foram assinados até quarta-feira e, desta forma, restam somente detalhes burocráticos para o anúncio oficial. O futebol do clube, ao lado do jurídico, montou uma força-tarefa nos últimos dias do ano para concretizar o reforço.

De janeiro a abril, novos contratos com a participação de terceiros como investidores ainda poderão ser assinados, mas com duração máxima de um ano. A partir de maio, não será mais permitida a participação de terceiros em direitos sobre atletas. Ou seja, caso a documentação não tivesse sido assinada, a transação só poderia ter validade de um ano, o que provavelmente inviabilizaria o negócio.

– O investidor empresta dinheiro, mas quer como garantia o próprio jogador. Pronto, já não pode. Porque é uma participação em uma venda futura. É muito simples: clubes e jogadores estão proibidos de firmar contrato com participação de terceiros sobre os direitos do atleta, ou participação de terceiros em venda futura total ou parcial desses direitos. Se a garantia do negócio é um percentual de venda do jogador, o investidor só terá a garantia por um ano a partir de janeiro e, a partir de maio, não poderá mais ter nenhuma – analisou o advogado Marcos Motta, membro do grupo de estudos da Fifa que definiu a medida.

 

Deixe uma resposta