Filósofo lituano Leonidas Donskis participa da Flica 2014

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O filósofo lituano – com atuação política destacada como membro do Parlamento Europeu – Leonidas Donskis é um dos nomes confirmados para a Flica 2014. Conhecido como defensor dos direitos humanos e da liberdade civil, ele vai debater ao lado do crítico literário e cinematográfico Nelson Ascher o tema A Intolerância aos Intolerantes.

Tanto um quanto outro já publicaram centenas de artigos considerados polêmicos, nos quais posicionam suas opiniões sobre lutas sociais, os direitos humanos, a busca pelo liberdade e assim por diante.

Ascher escreve desde os anos 80 para a Folha de S. Paulo e reúne alguns de seus principais textos no livro Pomos da Discórdia. Donskis publica atualmente para os jornais Ucranian Week, The Baltic Times, News Eastern Europe, entre outros. Ao lado do filósofo polonês Zigmunt Bauman escreveu o livro Cegueira Moral, publicado no Brasil pela Zahar, no qual afirmam que o mal não está restrito às guerras, mas na insensibilidade diária diante do sofrimento do outro. A maldade e a miopia ética se ocultam naquilo que é considerado comum e banal na vida cotidiana.

O encontro acontecerá durante a programação oficial da Festa, no dia 01 de novembro, sábado, às 17h, com intermédio do escritor baiano João Filho.

One thought on “Filósofo lituano Leonidas Donskis participa da Flica 2014

Deixe uma resposta