Filmes de terror que marcaram época

LOGO

Hoje o Cinemix é especial! Vamos à lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos, separados por décadas. 

Anos 1960:

Psicose:

O Filme eternizou músicas e atores. A Cena do assassinato do chuveiro é uma das mais reproduzidas e relembradas até hoje. Alfred Hitchcock conseguiu fazer um trabalho grandioso que serviu de inspiração para futuros filmes.

A Noite dos Mortos Vivos:

a noite dos mortos vivos
Considerado o filme que revolucionou e inspirou os filmes de zumbis da modernidade, a produção teve um custo baixo e foi lançado de forma independente, foi dirigido por George Romero e ganhou um remake em 2006.

O Bebê de Rosemary:

Considerado um clássico, o filme é cercado por lendas urbanas e acontecimentos bizarros , incluindo o assassinato da esposa do diretor pelas mão de uma seita satânica. Bizarro, não?

Anos 1970:

O Exorcista:

Sem dúvida um dos filmes mais temidos e assustadores da história do cinema, O Exorcista causou pânico e histeria quando foi exibido nos cinemas, e moldou para sempre os modos de se fazer filmes de terror. Assim como o Bebê de Rosemary, o filme é cercado por bizarrices, desde morte de atores, acidentes no set, até mesmo uma cruz de 400 anos de uma igreja que foi atingida por um raio no dia da estreia do filme.

Tubarão:

Outro que se tornou um clássico, um dos filmes a envolver animais que deixaram muitos banhistas foras das praias por muito tempo.

O Massacre da Serra Elétrica:

Começa a onda de assassinos em série nos cinemas. O filme de 1974 trazia uma figura sinistra que aniquilava suas vítimas com uma serra elétrica.

A Profecia:

A Década de 1970 foi mesmo macabra, até mesmo o filho do capeta resolveu figurar nos filmes da época, e assim nasceu A Profecia, a trilha sonora pesada pode garantir umas boas noites em claro.

Carrie, A Estranha:

carrie, a estranha 70
Carrie apesar de não meter muito medo na galera, está na lista por trazer de uma forma inovadora um terror com adolescentes e reinventar o estilo “Evil Girl” ou Patricinha Maligestilo utilizado até hoje com exaustão em séries teens.

Halloween:

A Saga de Mike Myers começou nos anos 70 e não parou mais. Um assassino em série e um baixo orçamento foram a receita para a franquia se tornar uma das mais famosas do mundo do horror.

Anos 1980:

Chegamos na época onde tivemos de tudo, desde brinquedos até cães assassinos… infelizmente não dá pra listar todos aqui, mas os mais influentes sem dúvidas são:

O Iluminado:

Lá vem o Stephen King de novo, mas desta vez não muito contente, ele detesta o filme. O Livro é bem diferente do que King escreveu, mas Kubrick fez um trabalho magnifico e a direção de arte da produção caprichou e pensou em cada detalhe. Jack Torrence e sua icônica cena com a cara num buraco da porta, tornaram um dos ícones da cultura pop.

Poltergeist:

Outro filme que ficou famoso por acontecimentos estranhos, já que o elenco quase todo morreu, incluindo a pequena atriz que protagonizou o longa. Ganhou um remake este ano, mas não foi bem sucedido.

A Hora do Pesadelo:

Você já ouviu falar em Freddy Krueger, não é? Pois foi em 1984 que o feioso surgiu nas telonas e esta aí até hoje, figurando como um dos principais personagens do Halloween em festas a fantasia.

O Brinquedo Assassino:

CHILD'S PLAY, Chucky, 1988
CHILD’S PLAY, Chucky, 1988

Foi nos anos 80 que o boneco Chucky surgiu nos cinemas, a criaturinha assustou muita gente e deixou a criançada sem dormir com medo de seus brinquedos, uma tentativa de remake foi feita recentemente mas fracassou bonito.

Anos 1990:

Pânico:

Cada década tem o serial killer que fez sucesso por aí, aqui estamos falando do Ghostface, que conseguiu se tornar um ícone pop com sua inconfundível máscara.

O Sexto Sentido:

Apesar de não ser bem um terror, o Sexto sentido é um suspense daqueles, uma boa história, elenco maravilhoso e um final que surpreende, vale a pena estar aqui.

A Bruxa de Blair:

a bruxa de blair

Um filme independente que inovou as produções de terror, com um estilo Foud Fotage, o longa parecia um documentário, causou pânico em muita gente que na época acreditou que as imagens era reais, a qualidade impressionava.

Anos 2000:

O Chamado:
Seven Dayssssss, dizia a ligação no telefone. A refilmagem do japonês “Ringu” foi uma das sensações dos anos 2000, e como era de se esperar, Samara entrou na lista de ícones de cultura Pop.

Jogos Mortais:

jogos mortais

James Wan estreava nas telonas, com um filme independente e que não economizou nas cenas de mutilações explicitas, o palhaço Jig Saw, também figura nas festas de Halloween como opção para fantasias.

Atividade Paranormal:

Apenas o primeiro filme e só, os outros são “sem graça”. Mas no primeiro longa da franquia, houve um resgate do estilo “A Bruxa de Blair”, o que deu muito certo e o filme é lembrado até hoje

Anos 2010:

Invocação do Mal:

invocação do mal

Sem dúvida é o nome do terror atual, levou multidões aos cinemas e conseguiu assustar de fato uma plateia, coisa que só havia acontecido em massa com O Exorcista, na década de 1970. James Wan conseguiu trazer todos os elementos e fazer um “clichê bem feito” que agradou o público e rapidamente entrou na lista dos melhores do gênero.

Contato: guilhermealves@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta