Enem 2014: Inscrições abertas

Inscrições para o Enem começam nesta segunda-feira
Imagem: Internet

Hoje às 10h as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão abertas através do site enem.inep.gov.br  até às 23h59 do dia 23 de maio. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No ano de 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram  e mais de 5 milhões fizeram  a prova. Para esse ano o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) espera que 8,2 milhões de estudantes se inscrevam no Enem.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00, e o pagamento do boleto deverá ser feito até o dia 28 de maio. Ficarão isentos da taxa todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a 1,5 salários mínimos (R$ 1.086).

Alunos estudam para o Exame Nacional do Ensino Médio.Estudantes lotam cursos preparatórios
Foto: Divulgação

Como nos anos anteriores , o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual), em 1.699 municípios. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do exame, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.

Uma novidade já comum em outros exames como concursos públicos estará presente no ENEM 2014, na quinta-feira, o MEC anunciou que este ano os procedimentos de segurança contra fraude na aplicação da prova serão aperfeiçoados. E os fiscais poderão, inclusive, usar detectores de metais portáteis para comprovar que candidatos não estão usando equipamentos eletrônicos durante a realização do exame.

Deixe uma resposta