Elefante-marinho é flagrado na Rio de Janeiro; veja

Foto: Helena Barreto

Um visitante ilustre resolveu praticar natação na Praia do Arpoador na manhã desta segunda-feira no Rio de Janeiro. Trata-se de um elefante-marinho.

— Hoje, no Arpoador, eu tive uma sorte imensa. Recebemos uma visita muito especial e inusitada: um elefante-marinho. Não sei se estava machucado, perdido… talvez, pois ali não é nada comum esses animais aparecerem. Mas todos que estavam lá respeitaram o animal e ficaram curiosos, normal, e o bicho pegou uma marola enquanto nadava, mas saiu. Espero que não se machuque. E, sim, foi emocionante — escreveu em seu Instagram a fotógrafa Helena Barreto, que flagrou o animal.

De acordo com o biólogo Izar Aximoff, doutor e especialista em mamíferos, esta não é a primeira vez que um elefante-marinho dá o ar da graça no litoral do Rio.

— Em março, um filhote com cerca de um ano de idade foi visto nas areias da Praia da Barra, na Zona Oeste. Em abril, um filhote apareceu na de Ponta Negra, em Maricá. E, em maio, um indivíduo foi avistado no costão rochoso da Praia Grande. O de hoje parece ser jovem — disse.

Segundo Aximoff, a espécie, de nome Mirounga leonina, é a maior representante do grupo dos pinípedes, superfamília de mamíferos aquáticos que inclui focas, leões-marinhos, lobos-marinhos e morsas. Os machos podem atingir quase 5 metros de comprimento e 3,5 toneladas. Já as fêmeas chegam à metade deste tamanho.

Deixe uma resposta