Editora Nossa Cultura lança livro sobre a vida de João Turin

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A editora Nossa Cultura lança o livro João Turin – Vida, obra, arte. A obra traz a história do escultor brasileiro nascido no Paraná e filho de imigrantes italianos.

O “bom gigante” – como era chamado por conta dos seus quase dois metros de altura – é considerado o precursor da escultura no Paraná. João Turin deixou um acervo que inclui pequenas esculturas e baixos-relevos, pinturas, monumentos históricos e outras obras em locais públicos de capitais brasileiras como as obras: Tigre Pisando na Cobra, na Av. Manoel Ribas em Curitiba e no Rio de Janeiro no Zoológico da Quinta da Boa Vista; Luar do Sertão, na capital paranaense, em frente ao Palácio do Governo do Estado e na capital carioca, na Praça General Osório.

Ao longo de 20 capítulos que trazem 247 ilustrações, o livro focaliza os primórdios do artista em Curitiba, os anos de aperfeiçoamento em Bruxelas, o longo período parisiense, o retorno ao Brasil, as diferentes fases de sua carreira, as principais características de sua produção – concretizada em bustos, relevos, estátuas, figuras de indígenas, monumentos, alegorias, soberbas representações de animais, como também em pinturas, desenhos, projetos arquitetônicos, design de móveis, objetos decorativos e inclusive, pioneiramente, de moda -, sua participação no Paranismo e, para concluir, um juízo crítico sobre sua arte e sobre o lugar que de justiça lhe cabe no panorama da escultura brasileira do século XX.

Deixe uma resposta