Denatran aprova e Brasil terá novo modelo de placas de carros

(Foto: Divulgação/Denatran)
Exemplo da nova placa (Foto: Divulgação/Denatran)

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou as novas placas dos carros brasileiros. O novo modelo, que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), segue o padrão dos automóveis dos países do Mercosul e começa a ser usado no Brasil em 2016. A placa será obrigatória para veículos novos a partir de janeiro de 2016. Para os já emplacados, a mudança será opcional.

O Denatran afirma que a mudança tem o objetivo de ampliar o número de combinações. De acordo com o órgão, serão possíveis mais de 450 milhões de novas placas.

O que muda?

Ao invés de 3 letras e 4 números, as placas terão 4 letras e 3 números e há a possibilidade deles ficarem embaralhados. A cor de fundo será branca, mas as fontes terão diferentes tonalidades: veículos de passeio cor preta, veículos comerciais cor vermelha, carros oficiais cor azul (em teste, verde), diplomáticos cor dourada e de colecionadores cor prateada. O nome do país estará na parte superior, sobre uma barra azul. Nome da cidade e do estado ficarão na lateral direita, com os brasões. Marcas d’água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal.

Deixe uma resposta