De O Senhor dos Anéis a Shrek e Xuxa; conheça a cantora Enya

LOGO

Eithne Ní Bhraonáin, mais conhecida como Enya, Nasceu em 17 de maio de 1961 é uma cantora, instrumentista e compositora irlandesa. Enya é uma transliteração aproximada de como Eithne é pronunciado na língua irlandesa.

e9c65bb7e1fb244d67c1c871db5f45fe

Enya começou sua carreira musical em 1980, e se juntou à banda Clannad , de sua família, antes de sair para prosseguir com sua carreira solo. Através de seu primeiro álbum  “Watermark” , que foi lançado em 1988, obteve reconhecimento internacional, e Enya ficou conhecida por seu som único, que foi caracterizado por camadas de voz, melodias com estilo folk, e uma sonoridade épica, a sensação de ouvir suas músicas é como ouvir um coral de anjos, algo tão intenso e marcante, que não parece ser deste planeta! Enya continuou fazendo sucesso constante durante os anos 1990 e 2000. Seu álbum de 2000, A Day Without Rain, obteve vendas recordes com mais de 15 milhões de cópias e foi o álbum mais vendido por uma artista feminina em 2001. Enya é a artista solo que mais vende de seu país, é oficialmente a segunda maior exportadora musical, depois da banda U2. Ao todo, Enya vendeu mais de 75 milhões de discos. Seu trabalho lhe rendeu, uma indicação ao Oscar com a música May it be, de 2002, que fazia parte da trilha sonora do filme O Senhor dos Anéis. Enya também esteve presente na trilha sonora de filmes como: Gladiador, Shrek para sempre, Doce Novembro, Coração Valente, Madagascar 3 e muitos outros

Confira a trilha sonora vencedora do Oscar:

No Brasil:

Enya também esteve presente com a Música Orinoco Flow na trilha sonora da novela Que Rei Sou Eu, e também nos programas de Xuxa e Xuxa Park. Sua música Caribbean Blue foi tema das despedidas das Paquitas em 1994:

 

Eu, como admirador da cantora, adoro suas músicas, pra mim transmitem um calma, uma paz…E aqui vai o meu top 3:

1) Caribbean Blue:

2) Boadicea:

 

3) Adiemus:

Ouçam e relaxem ao som dessa incrível cantora, e até semana que vem!

“Cinemix”, toda quinta-feira, às 20h, no BDI.

Mande seu e-mail para Guilherme Alves : guilhermealves@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta