Consciência na cabeça e samba no pé

cuidar do verde

Blocos de rua, desfile de escolas de samba, viagens, trios elétricos, passeios, festas à fantasia… Diversas são as opções para aproveitar o feriado de Carnaval que se aproxima, mas no meio de tanta festa é preciso ter cautela para não deixar os rastros da falta de sustentabilidade e responsabilidade com a natureza.
Pensando nisso o Cuidar do Verde reuniu cinco dicas para os foliões que desejam ter um Carnaval consciente:

1- Não exagere no álcool
Sabemos que a combinação bebida + direção pode ser fatal, por isso ao sair de carro combine com a turma quem será o motorista da vez ou opte por pegar um táxi. Lembre-se também que o álcool desidrata o organismo, logo capriche sempre que puder na água ou isotônico.

2- Seja adepto da carona solidária
Combine com os amigos para viajarem todos no mesmo carro ou então ofereça carona as pessoas que pretendem ir ao mesmo lugar que você. Assim você ajuda a diminuir o trânsito e evita o lançamento de mais gases de efeito estufa no planeta.

Foto: Marcos Tristão

Foto: Marcos Tristão

3- Seja um turista gente boa
Quando for curtir o Carnaval em outros estados, ou até cidades, tenha respeito pelo espaço público. Depredar monumentos, pixar paredes, fazer xixi na rua ou até mesmo destruir placas de sinalização, é sinal de falta de respeito e cidadania. Se você encontrou o local que visitou limpo é bonito é porque outras pessoas o deixaram assim para você aproveitar!

4- Gastar energia? Só nas comemorações
Quando for viajar, não esqueça de desligar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos, como a televisão, por exemplo. Não parece, mas manter esses mesmos dispositivos em modo stand-by pode aumentar a sua conta de luz em até 25%. Fique atento e poupe seu dinheiro.

5- Lugar de lixo é no lixo
O maior vilão do meio ambiente no Carnaval é a sujeira. Isso porque após as festas, centenas de latas, panfletos, copos de plástico e garrafas de vidro poluem as ruas e consequentemente entopem os bueiros. Seja consciente ao descartar seu lixo durante a folia. Ninguém quer desfilar na sujeira não é mesmo?

Cuidar do Verde, toda quarta-feira, às 13h, no BDI.

Mande seu e-mail para a colunista : samaratenorio@bastidoresdainformacao.com.br