Conheça o Youtuber Matheus Jucinsky, do canal Projeto Corneta

Ele é um jovem de 21 anos cheio de idéias e com um canal incrível super legal no youtube, o Projeto Corneta! Que aborda diversos assuntos e esquetes de humor, conheça agora o Matheus Jucenei, digo, Matheus Jucinsky!

Como nasceu o Projeto Corneta?

O Projeto Corneta, por incrível que pareça nasceu em 2012, de uma idéia minha de produzir esquetes para internet como a Parafernalha/Porta dos Fundos fazia… Não deu muito certo (Risos), mas a medida que o tempo passou, as pessoas que faziam parte do canal saíram e tomaram outros rumos! Eu tinha um grande sonho desde criança de me tornar ator, expor minhas ideias e gravar vídeos, pois acredite, eu estou nessa de gravar vídeos desde 2007 com meu irmão, por pura diversão, muito antes do Youtube estourar… Claro, naquela época éramos crianças, eu tinha 10 anos e usávamos um celular apenas! Porém foi no final de 2015 juntamente com minha namorada, que o canal tomou forma e começou a se tornar o Projeto Corneta que todos conhecemos hoje: Um canal relacionado a cultura pop, cheio de informações a séries, filmes, dublagem e de vez em quando, uma esquete… Mas o Projeto Corneta nasceu mesmo em Outubro de 2016, logo após a estreia de um episódio de The Walking Dead! Foi naquele momento que eu e minha namorada presenciamos o nascimento e o estouro do canal

Como é o processo de criação dos vídeos? Existe uma equipe ou é somente você por trás de tudo?

Depende muito do vídeo… Já gravei alguns sem criação de roteiro nenhum pois o tempo não permitia escreve-lo! Mas TODOS os vídeos do canal passam por um processo de roteiro, por sinal, todos escritos e pesquisados por mim… O que as vezes é um pouco ruim, pois algumas informações acabam ficando de fora, já que não tenho uma revisão profissional por trás, mas também é ótimo por que tenho a liberdade de criar da minha maneira (Risos)! Depois do tema selecionado, pesquisado e com roteiro pronto, chegamos no processo de gravação… Dentre todas as partes, eu gosto muito dessa, pois ali, naquele momento de câmera e Jucenei, eu consigo me soltar e ser eu mesmo! Quem cuida da captação de áudio, enquadramento, luz e gravação é minha namorada, Andressa Marques, que atualmente edita 80% dos vídeos do Projeto Corneta, que em minha opinião, é a parte mais TRABALHOSA de um vídeo! Pra você ter uma noção, um vídeo nosso da Disney de 40 minutos demandou DUAS SEMANAS de trabalho em roteiro + gravação + edição!

 Você interpreta vários personagens, inclusive quero deixar claro que gosto muito do Cleiton pois tenho uma camiseta igual a dele, de onde vem a inspiração?

(Risos) Obrigado! Eu amo interpretar o Cleiton, porém ele desgasta minha garganta de uma maneira absurda, por isso, prefiro o Minecrafteiro, até mesmo pelo jeito do personagem agir… Quando ponho aquele chapéu, aquela camisa xadrez e o óculos, sinto que não sou mais eu mesmo, de verdade! A inspiração de alguns personagens surgiu no final de 2015, quando o canal estava passando por um processo de mudanças… Nós dependíamos muito de amigos para gravarmos vídeos e não queríamos mais isso, pois muitos marcavam e furavam, ou remarcavam, só podiam em certo horário… Foi então que com a inspiração de um canal que eu consumia MUITO na época, o Matheus Canella, eu tive a ideia de utilizar um formato parecido, onde conseguiríamos fazer vários personagens, sem precisar contar com nenhum amigo que furasse ou tivesse que se locomover até minha casa, isso ajudou demais e também me permitiu explorar muito além da minha atuação, pois na época eu era só o “Matheus Jucinsky” que fazia o mesmo personagem irritadinho de sempre, mas com a criação dos personagens, eu pude ser muitas outras pessoas!

Falando em Inspiração, como é a inspiração para criar os conteúdos? A opinião dos inscritos influenciam neste processo? 

A inspiração de certa forma surge quando eu estou consumindo algo que gosto, ou quando encontro algum artigo interessante, por exemplo, fizemos um vídeo falando sobre “FILMES QUE POSSUEM CONTINUAÇÕES E NINGUÉM CONHECE”, onde citamos Titanic 2… Eu já conhecia esse filme, já conhecia outros que possuem continuação também e li um artigo na internet sobre sequencias ruins, foi aí que lembrei desses filmes e veio a inspiração… A grande maioria surge de um tema já existente na internet, só que com o estilo corneta, entende? Tentamos sempre fazer do nosso jeitinho e percebemos que conteúdos exclusivos como esse, tendem a dar muito certo! Mas sim, a opinião dos inscritos conta muito, afinal, eles quem escolhem o que querem assistir e quando há INÚMEROS pedidos de um certo tema, é impossível ignorar não é? Hahahaha

 

O Canal tem uma pegada humorística com os personagens que você interpreta, você tem vontade de fazer algo em outro gênero como terror ou drama, por exemplo?

Não sei se no Youtube, por que a grande maioria do conteúdo que eu conheço na plataforma é de humor e não que não exista nada de drama, mas acredito que as pessoas acessam o Youtube pra se divertir mesmo, então eu gostaria sim de um dia ter a oportunidade de trabalhar com algo que envolva humor, mas que tenha um peso dramático muito grande por trás… Um roteiro inteligente envolvendo romance e viagem no tempo, é meu sonho fazer algo envolvendo isso, porém, só o tempo, orçamento e interesse das empresas dirá se isso ficará no Youtube, ou surgirá em alguma outra plataforma de Streaming, pois é meu sonho criar algo gigantesco!

 

Qual foi o vídeo que te deu mais trabalho?

O mesmo que citei antes (Risos), o vídeo contando toda a história da Walt Disney… Esse vídeo demandou muito tempo, pois ele requer muita pesquisa, eu assisti alguns documentários, escrevi, revisei, pesquisei mais, depois disso, foram HORAS de gravação e o TRIPLO de horas na edição, então… Foi trabalhoso demais, cansa só de pensar nele (Risos), mas nunca recebemos tantos elogios e comentários positivos em um vídeo como foi nesse! Já queremos fazer um próximo envolvendo a Pixar, minha empresa favorita de animações!

 

E qual foi o vídeo que você mais gostou de fazer?

Eu não sei se existe um vídeo que eu mais gostei de fazer, eu gosto de muitos vídeos, pois cada um representa uma fase do canal e uma dedicação nossa! Tem um vídeo que gravamos em 2016, o ACIDENTALMENTE, que exigiu muita paciência pra ser feito… É uma esquete gravada em um plano longo (Uma gravação sem cortes) que demorou HORAS pra ser feito, mas o resultado ficou fantástico e nós adoramos! 

 

No vídeo em que você supostamente é um irmão do Tom Holland, (Spoiler) você acabou numa fria. Você gostaria realmente de encontrá-lo? Se tivesse a oportunidade o que diria?

Caramba, seria uma honra imensa! Eu sou o maior fã do Homem-Aranha… Sofri quando o Harry morreu em Homem-Aranha 3, sofri duas vezes com tio Ben, sofri com a Gwen, sofri em Guerra Infinita… Enfim, o Peter é o herói mais humano que eu conheço e o que mais me identifico… Então conhecer o ator que da vida ao meu personagem favorito, não teria preço! Quem sabe eu pediria uma entrevista? hahaha

Você mantém uma relação bem legal com seus seguidores nas redes sociais, como é isso? O que mais eles te pedem ou comentam?

Eu tento ser o mais presente possível com TODOS, o que infelizmente muitas vezes não da… Existem inúmeras mensagens que chegam todos os dias e pra mim, isso é uma honra, mas eu cheguei em uma fase que não tenho mais como responder como conseguia antigamente… Eu lembro quando não tínhamos ninguém apoiando nosso trabalho e isso doía, mesmo, eu jurava que daria atenção e agradeceria aos Cornetas de Carteirinha todos os dias quando bombássemos… E é exatamente por esse motivo que eu dedico uma parte do meu tempo pra conversar com os seguidores que fazem todo esse Youtube ser real pra gente!

 

Você é super fã do Homem-Aranha (Eu também!) Qual sua HQ favorita e seu filme favorito do herói?

Eu amo muito a HQ que conta a história do Peter no universo Ultimate… É como se fosse um reboot do herói! Já o filme, eu amo todos (Risos), até o mais “ruim”, mas se fosse eleger um favorito, certamente seria “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”.

 

Qual o maior desafio de se ter um canal tão amplo no Youtube?

Eu na maioria das vezes não acho ele tão amplo assim (Risos), por que escolhemos seguir uma categoria muito limitada no Youtube, o cinema… Então certas vezes eu gostaria de fugir do padrão, trazer conteúdos diferenciados, até mesmo curiosidades que eu acho maneiras demais, mas acabo me limitando pela nossa categoria… Porém o maior desafio MESMO é conseguir se destacar na plataforma com tantos canais de cinema (TODOS ÓTIMOS POR SINAL) que estão lá em cima e até mesmo os que estão surgindo!

Além do canal você tem algum outro projeto em vista? Se sim, pode falar?

Eu quero muito lançar um livro, mas um livro diferente do que as pessoas estão acostumadas… Não quero revelar detalhes ainda, mas posso dizer que ele é inspirador, engraçado e já está sendo escrito… Não sei quando ficará pronto, mas gostaria que ficasse até nosso primeiro milhão! Além do livro, eu quero viajar pra fora com minha namorada para podermos estudar cinema, é nosso sonho… Já pensou ir assistir algo nas telonas MEGA PROFISSIONAL com a produção do Projeto Corneta? Wow, eu estaria realizado!

E pra gente finalizar, deixa um recado para os corneteiros que te acompanham.

Cornetas de Carteirinha que estão aqui já há anos, aos que chegaram faz pouco tempo e os que ainda chegarão… Saibam que vocês fazem a diferença, de verdade! Ter conquistado tudo isso daqui não foi fácil, não foi do dia pra noite e muito menos caiu do céu. Eu amo vocês e valorizo cada sorriso que eu consigo colocar em algum dia triste que tiveram, ou até mesmo um sorriso em um dia feliz que tiveram! Vocês são incríveis e obrigado por não desistirem da gente… Nunca deixem de nos acompanhar e continuem sendo esses cornetas incríveis que vocês são, obrigado! Do seu amigo de sempre, Jucenei!

E você não pode deixar de seguir o Matheus no Instagram (Clique Aqui) , no Twitter (Clique Aqui) e claro, se inscrever no canal Projeto Corneta (Clique Aqui)

 

One thought on “Conheça o Youtuber Matheus Jucinsky, do canal Projeto Corneta

Deixe uma resposta