Conheça a tragédia do Edifício Andraus

 

Em 1972 o Edifício Andraus, localizado na Avenida São João em São Paulo, foi palco de um incêndio de terríveis proporções.  Na época, uma sobrecarga no sistema elétrico no segundo pavimento fez com que o fogo rapidamente se alastrasse consumindo o prédio por completo.

No total houveram 16 mortes e 330 feridos. Entre os mortos executivos e funcionários das multinacionais Henkel e Siemens.

A tragédia do Andraus foi , na época, uma das primeiras tragédias transmitidas ao vivo pela televisão brasileira e as cenas horríveis de pessoas se jogando das janelas do edifício chocaram o mundo.

Até hoje as imagens que mais costumamos ver são aquelas geradas pelas emissoras de TV brasileiras que cobriram a tragédia, e poucos são os relatos de outras imagens. Entretanto, recentemente tive contato com uma pessoa que me forneceu um filme em 16mm de um incêndio em São Paulo. Tratava-se do incêndio do Edifício Andraus. Este curta metragem catástrofe foi realizado na ocasião do incêndio por uma empresa chamada “Produções Cinematográficas Souza Lima”. Com duração de aproximadamente 7 minutos e totalmente mudo, o curta impressiona pelas terríveis imagens do incêndio por um ângulo totalmente diferente aquele das emissoras de TV.

Coloquei o vídeo no Youtube e compartilho-o com vocês a partir de agora, para que assim tenhamos uma nova visão deste que foi um dos mais trágicos incêndios da história e que infelizmente seria superado em 1974 pelo então jovem Edifício Joelma.

São Paulo Antiga

Deixe uma resposta