Retiro dos Artistas

O tempo passa e todos nós envelhecemos.

Esquecemos que os nossos artistas favoritos também envelhecem e muitos deles nem tem onde morar, já que não podem mais atuar.

Informações

Por esta razão o Retiro dos Artistas é o lar de muitos dos nossos ídolos que já estão mais velhinhos.

Aos 91 anos de existência, o Retiro dos Artistas, ou a casa, como a ele se referem moradores e funcionários, abriga 52 artistas entre 70 e 94 anos de idade.

São atores, atrizes, cenógrafos, figurinistas, coreógrafos, contra-regras, enfim, gente que fez história no rádio, na TV, no cinema, no teatro, inclusive nos circos mambembes.

É o caso do anão Coracy da Silva, o palhaço Tusca, de 74 anos, há 15 no retiro. Mesmo com mal de Parkinson e certa dificuldade para falar, continua ativo, com apresentações em festas de aniversário e animação em porta de lojas comerciais.

Dono de um humor ferino faz piada à toa e conquista o público desde que entrou para a vida circense, em 1950.

O Retiro dos Artistas foi fundado em agosto de 1918, por iniciativa do ator Leopoldo Fróes, sensibilizado com o grande número de colegas, atrizes e artistas estrangeiros fugidos da Europa, durante a Primeira Guerra Mundial e abandonados por seus empresários quando a paz voltou, exatamente naquele ano.

O Rio tinha mais de 50 teatros, era a capital do Brasil e também a capital cultural, mas não havia espaço para todos nos palcos e picadeiros.

Leopoldo Fróes procurou Irineu Marinho, dono do jornal A Noite e numa campanha que fizeram conseguiu a doação do terreno que era do dono da Casa Edison, onde eram gravados os discos na época e assim surgiu a Casa dos Artistas.

A Casa dos Artistas custa entre R$ 75 e R$ 80 mil por mês e vive basicamente de doações de artistas em plena atividade, e também de captação pelo serviço terceirizado de telemarketing.

Tem também o aluguel do teatro Iracema de Alencar e um brechó instalado no primeiro andar do antigo casarão.

Ainda há os cursos de teatro para a comunidade e atividades orientadas para a terceira idade, mas é a festa junina que o Retiro dos Artistas promove há 62 anos o ponto alto do calendário anual.

Encontre:

O Retiro dos Artistas fica localizado na Rua Retiro Dos Artistas, S/N, Bairro Barra Da Tijuca, Rio De Janeiro, RJ.

Se a emoção pudesse ser medida em tempo, quantas décadas caberiam no Retiro dos Artistas do Rio de Janeiro?

Ajude!

Fundada há 85 anos por idealistas como Leopoldo Fróes, Eduardo Leite e lrineu Marinho, A Casa dos Artistas nasceu com o propósito de amparar artistas carentes e idosos.

Ao longo da sua rica história, o Retiro tem feito a diferença entre o abandono e uma vida digna para dezenas de pessoas que vivem situação de adversidade temporária ou permanente.

O Retiro oferece aos seus residentes, moradia, alimentação, assistência médica, psicológica, e o que é mais importante, um ambiente digno, agradável e familiar.

Para manter viva essa história de solidariedade, a Casa precisa da sua colaboração, pois todo o trabalho realizado depende de doações.

Quero convidar você a tornar-se um(a) Amigo(a) da Casa, colaborando mensal ou eventualmente, nos ajudando nesta luta árdua, porém gratificante e prazerosa.

Ajude

Seja colaborador, acesse AQUI, ou faça seu depósito:
Banco Bradesco:
2957-2 C/C 4343-5
Informações: (21) 3327-4591 / (21) 3382-3730
e-mail: retirodosartistas@globo.com