Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump

Foto: Divulgação

Por “incitar à insurreição”, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quarta-feira, 13, o impeachment do presidente Donald Trump pela segunda vez, a uma semana do fim de seu mandato.

O impeachment foi aprovado por 232 votos a favor – o mínimo era de 217 votos -, com o apoio de 10 republicanos, e 197 votos contrários (5 deputados não votaram).

Esta é primeira vez da história do país que um presidente sofre dois impeachments. O primeiro foi em 2019, quando a Câmara, sem o apoio de nenhum republicano, aprovou o impeachment, mas o Senado, de maioria republicana, o absolveu, sem destituí-lo.

O processo agora segue mais uma vez para julgamento no Senado, mas o momento ainda é incerto porque a Casa ainda está em recesso. O senador Mitch McConnell, líder da maioria republicana, emitiu um comunicado no qual deixou claro que o julgamento do presidente não começará antes do dia 19, véspera da posse de Joe Biden.

“Será mais útil para a nossa nação se o Congresso e o Executivo passarem os próximos sete dias completamente focados em facilitar uma posse segura e uma transferência ordenada de poder para o próximo governo Biden”, afirmou no comunicado.

McConnell disse mais cedo que ainda não tinha se decidido como irá votar sobre o impeachment do presidente, sem descartar a possibilidade de votar a favor.

Deixe uma resposta