Caça F-39 Gripen é apresentado a autoridades em Brasília

Foto: Isac Nóbrega/PR

Presidente Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, ministros e militares conheceram os detalhes da aeronave multimissão F-39 Gripen, adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB), em cerimônia de apresentação realizada na Base Aérea de Brasília, na noite desta terça-feira (27). Os ganhos tecnológicos e as vantagens do desenvolvimento em cooperação com a empresa sueca Saab foram apresentados durante o Workshop F-39 Gripen.

“O projeto Gripen foi escolhido dentre as três finalistas por representar, de forma concreta e real, o melhor custo operacional por aeronave, o acesso irrestrito aos seus sistemas de armamentos, ao conhecimento e domínio de toda a tecnologia embarcada e a vantagem de parceria no desenvolvimento e produção de um moderno caça supersônico em nosso país”, disse o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Antonio Carlos Bermudez durante a cerimônia.

A aeronave será usada no monitoramento do espaço aéreo brasileiro e para a defesa de fronteiras. Com o caça no palco do evento, as autoridades presentes conheceram o projeto que resultou num dos maiores acordos de transferência tecnológica da história do país, permitindo a Base Industrial de Defesa o acesso a conhecimentos estratégicos e de longo prazo.

Deixe uma resposta