Brasileiros precisam amar mais o Brasil

CONTROLE3

Há pouco mais de uma semana, fomos surpreendidos pela tragédia que aconteceu no distrito de Mariana- MG. O rompimento de duas barragens causou grande estrago na região, e ainda, foi levando esses estragos por onde a lama passava, como é o caso de Governador Valadares, no leste do estado, que dependia do Rio Doce, o maior de Minas, para o seu abastecimento. Os moradores estão sem água e passam por uma situação jamais vivenciada na cidade. O rio foi decretado morto, todas as espécies que viviam nele já não existem mais. Uma situação lamentável.

Outro fato que marcou, nestes últimos dias, foi o ataque terrorista em Paris, na França, causando a morte de 132 pessoas (número confirmado até o fechamento desta coluna). O ocorrido causou grande comoção mundial, inclusive aqui no Brasil. Mais um caso triste e doloroso de se lembrar.

Mas, o que estes acontecimentos tem a ver com esta coluna de nome “Controle na Mão”? Então, é isso que eu quero dizer. Você notou o grande impacto causado aqui no Brasil após o ataque em Paris? Foi tanta gente compartilhando notícias em suas redes sociais, tantos pedidos de orações (engraçado que o motivo do conflito foi, inclusive, religião), o Facebook permitiu o “apoio” das pessoas, e liberou a ferramenta que deixava o perfil de todos com a bandeira francesa. A imprensa só falava disso, o Jornal Nacional, da TV Globo, por exemplo, se “esqueceu” de tudo o que havia ocorrido há uma semana em Mariana, e até a Ana Maria Braga fez o clássico um minuto de silêncio em seu programa, por conta do ataque na França. Mas, e Mariana? O acontecimento não teve nenhuma grande cobertura pelos veículos de comunicação internacionais. Os outros países não deram a mínima para o que estava acontecendo em nosso país. E nossa mídia deu como “finalizado”. Teve bandeira de Minas ou do Brasil nos perfis do Facebook?

Brasil-Povo-Brasileiro

Não estou aqui classificando qual tragédia é mais importante. Realmente, os dois são de cortar o coração. Porém, o que me deixa intrigado, é a falta de patriotismo do brasileiro. Grande parte dos brasileiros não amam o seu país. Para eles, tudo que vem do Brasil é ruim e sempre o que vem de fora é melhor e ganha mais destaque. E aproveitando disso, a imprensa encontrou no fato de Paris uma forma de fugir do que acontece por aqui, já que não pode alegar que toda aquela tragédia em Minas não foi acidente! Já foi divulgado que a outra barragem na mesma região está trincada, e até agora não tivemos nenhuma notícia de grande impacto sobre isso, as coberturas jornalísticas simplesmente se “esqueceram” dos acontecimentos mineiros. Infelizmente, essa é a imprensa do nosso país. 

 

sobe1

Rei é Rei! O Programa Silvio Santos, sem dúvidas, é o único que vem salvando o domingo do SBT. Ontem, a atração se consolidou na vice-liderança, com pico de 14 pontos. O programa levou uma grande vantagem sobre “A Fazenda”, da Record, diferença de três pontos, 12 e 9 respectivamente. 

DESCE

Já estava decido. O canal Viva, da Globo, iria fazer uma minissérie que contaria a história da autora Janete Clair, mas, foi barrada por sua família. As informações são da coluna Outro Canal, da Folha de S. Paulo. Não entendo o porque da família não ter liberado a produção. Enfim, seria uma história muito interessante de ser mostrada. 

 

“Controle na Mão”, toda segunda-feira, às 20h, no BDI.

Mande seu e-mail para o colunista: charlesdouglas@bastidoresdainformacao.com.br

Veja mais publicações do Charles. Acesse o seu blog: www.dropsdocharles.com

Deixe uma resposta