Bourdain explora cultura vegetariana da Índia

No próximo domingo, dia 13 de setembro, às 18h30, o segundo episódio da premiada série ‘Anthony Bourdain – Lugares Desconhecidos’, apresentado pelo chef André Mifano, mostra a viagem que Anthony Bourdain (1956-2018) fez a Punjab, no norte da Índia, perto da fronteira com o Paquistão. No local, Bourdain desvendou o hábito vegetariano do país e revelou como um lugar apressado e violento se traduziu em cultura, costumes e gastronomia.

A região, conhecida por ser a mais vegetariana de toda Índia, reúne um cenário com cores brilhantes e paisagens deslumbrantes. “Se isso fosse o que o vegetarianismo significava na maioria dos lugares que o praticam no Ocidente, eu seria pelo menos metade menos idiota sobre o assunto”, disse, na ocasião, sobre a comida local. “Os punjabis são conhecidos por seu espírito aventureiro, pois bravos guerreiros se espalharam pelo mundo trazendo boa comida com eles. Muito das boas coisas que chamamos simplesmente de ‘comida indiana’ vem daqui”, completou.

Bourdain ainda investigou a religião Sikh, o domínio colonial britânico na Índia e as consequências pós-coloniais. Ele também pegou um trem para o Himalaia e descansou no quarto de um ex-marajá.

O segundo episódio também apresenta Bourdain tomando um chá em Shimla, antiga capital da Índia britânica, que guarda segredos e legado dos tempos em que o país era uma colônia inglesa.

“Anthony Bourdain – Lugares Desconhecidos” vai ao ar todos os domingos, às 18h30.

Deixe uma resposta