Bolsonaro recebe equipes campeãs das olimpíadas internacionais de Matemática e Economia

Foto: Neila Rocha – MCTI

O Presidente da república, Jair Bolsonaro, recebeu nessa quarta-feira (14), os medalhistas das equipes campeãs da Olimpíada Internacional de Economia e da Olimpíada Internacional de Matemática, que obtiveram neste ano o melhor resultado do país na história.

Durante o lançamento do programa Genomas Brasil, o Presidente Bolsonaro parabenizou as equipes e destacou que o resultado inédito da equipe de Matemática é motivo de orgulho para o Brasil. “Isso é motivo de orgulho para todos nós brasileiros, décimo lugar numa olimpíada de matemática, realmente não tem preço”, afirmou Bolsonaro.

Ao cumprimentar a equipe campeã de Economia, Bolsonaro disse que o país atravessa um momento difícil, mas tendo a economia na frente evitou-se que um mal maior acontecesse. “Graças ao trabalho da equipe da Economia, através do Paulo Guedes, nós conseguimos mitigar esses problemas e vocês aqui são motivo de orgulho e satisfação para nós, […] vocês poderão e muito nos ajudar no futuro do Brasil”, disse.

“Parabéns a todos vocês, vocês orgulham a todos nós no Brasil, parabéns aos professores também”, finalizou o Presidente.

Antes do encontro com o Presidente, as equipes tiveram reuniões com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“Temos tanto a fazer neste país; e eu sempre falo da importância de ter jovens como vocês, com visão, que se apliquem em estudar e resolver os problemas do futuro”, disse o ministro Marcos Pontes ao encontrar os estudantes.

O ministro citou a crise da Covid-19, a poluição, a produção de alimentos e o saneamento como desafios globais a serem enfrentados. “Sem dúvida alguma, o que vocês estudam, tanto em matemática como na economia, está presente nos problemas que afetam o planeta inteiro”, completou.

Resultado nas Olimpíadas
Na Olimpíada Internacional de Economia, os estudantes são desafiados a pensar em soluções reais para problemas complexos. O Brasil sagrou-se bicampeão mundial por equipes, à frente dos EUA e China, com 3 medalhas de ouro e 2 de prata.

Já na Olimpíada Internacional de Matemática, a mais difícil e tradicional das olimpíadas, o Brasil obteve o 10º lugar por equipes entre 105 países, o melhor de sua história, com a conquista de uma medalha de ouro e cinco de prata.

Deixe uma resposta