Barcelona responde notificação do São Paulo sobre Lucas Fesson

Foto: Reprodução

O Barcelona respondeu nesta sexta-feira uma notificação do São Paulo a respeito do zagueiro Lucas Fasson. Em junho, o atleta pediu rescisão unilateral do contrato válido até junho de 2021.

O clube espanhol disse que Lucas Fasson foi oferecido como jogador livre e que, quando soube do contrato vigente com o clube do Morumbi, descartou a possibilidade de contratação.

Ainda na reposta ao São Paulo, o Barcelona sinalizou que, se houver interesse futuro no atleta, o clube catalão vai procurar diretamente o Tricolor. O atleta poderia ser aproveitado no time B.

O Barcelona foi um dos clubes europeus notificados pelo São Paulo sobre Fasson, em junho. O Tricolor informou que, se houvesse acerto com o jogador, iria exigir o pagamento da multa rescisória de 40 milhões de euros (R$ 244 milhões).

O sub-20 do São Paulo deverá voltar aos treinamentos a partir da próxima semana, em Cotia, e Fasson está convocado para integrar os trabalhos.

Fasson alega ter assinado o atual vínculo de quatro temporadas (de julho de 2017 a junho de 2021) antes de fazer 18 anos e ter uma proposta de um clube do exterior.

A CLT e a Lei Pelé permitem que clubes brasileiros façam contrato de trabalho por cinco anos com atletas menores de 18 anos. O regulamento da CBF diz isso, mas também afirma que em casos de litígio submetidos à Fifa serão considerados os três primeiros anos de vínculo.

Baseado nisso, Fasson pede a rescisão unilateral. Ele acaba de cumprir três anos do acordo. Mas o São Paulo entende que a CBF é a entidade para decidir o assunto por se tratar de uma questão nacional. Por isso, o clube não vê a Fifa, responsável por casos internacionais, como entidade competente para essa questão.

Advogados veem o São Paulo protegido no caso. Segundo eles, por se tratar de uma disputa entre partes brasileiras, aplica-se a legislação nacional.

A Fifa só seria acionada se a disputa se tornasse internacional, como na possibilidade de um clube europeu solicitar a transferência de Fasson.

Deixe uma resposta