Aparecida Debate promove discussão sobre a “Violência no Brasil”

Nesta terça-feira (09/02), às 21h30, a TV Aparecida terá uma roda de discussão sobre um grave problema que atinge toda a nossa sociedade: a “Violência no Brasil”. Com apresentação do jornalista Eduardo Miranda, o Aparecida Debate traz dados demonstrando que o Brasil é um dos mais violentos do mundo. Segundo as Nações Unidas, o Brasil é o 16º no ranking.

A posição no ranking mundial não é motivo de orgulho para ninguém. Para se ter uma noção do tamanho do problema, basta olhar para os números da ONU. Cerca de 10% dos 437 mil assassinatos ocorridos no mundo em 2013 teriam sido registrados em território brasileiro.

Várias questões sobre o assunto serão abordadas, entre elas, se existe justificativa para o fato de o Brasil ser o país com o maior número de assassinatos no mundo. No ano passado, o tema “violência policial” foi bastante discutido, dentro e fora do Brasil. Por que, no nosso país, a polícia mata muito e também morre muito? Quem mais sofre com a violência no Brasil? E como construir uma cultura de paz?

Para ajudar a entender essas questões, dois convidados irão participar da produção, via internet. A primeira é Fernanda Novaes, pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Ela é doutora em Sociologia e mestre em Ciências Sociais pela UERJ. O segundo participante é Leonardo Silva, doutor em planejamento urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduado em Ciências Sociais. Ele foi analista e coordenador do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Atualmente é coordenador de projetos no Instituto “Sou da Paz”.

Aparecida Debate, terça-feira, às 21h30

Deixe uma resposta