Anthony Bourdain descobre a gastronomia das ruas do México

No próximo domingo, dia 27 de setembro, às 18h30, o quarto episódio da premiada série ‘Anthony Bourdain – Lugares Desconhecidos’, apresentada pelo chef André Mifano e com narração de Phelipe Siani, revela a viagem que Anthony Bourdain (1956-2018) fez ao México, um país de cultura passional e violência urbana.

Ele vai para Oaxaca – um lugar que ainda preserva muito das raízes zapotecas – comer uma comida tradicional. O chef compara a região com Lyon, conhecida como capital da gastronomia francesa. “Lyon está para a França, como Oaxaca está para o México”, diz. “Eu não vi lugar nenhum no México com comida melhor que aqui”, completa.

E é nesse cenário que Bourdain vivencia a gastronomia de rua local e saboreia o tradicional migas, feito com ossos de pernil – que são fervidos para liberar o tutano. A iguaria também leva alho, cebola, pimenta e mastruz. Para acompanhar, pão amanhecido e tortillas. “É um prato incrível, feito com quase nada”, detalha Bourdain. “Em qualquer grande cultura, onde há pobreza, há um prato assim”, destaca.

Seja no restaurante mais renomado ou no mercado do bairro mais populoso da cidade, o chef come o que de melhor o país oferece e, é claro, ouve boas histórias: das cabeludas, às curiosas, como o culto dos mexicanos à Santa Muerte.

Bourdain também revela as questões sócias e políticas do país e aprofunda sobre a pobreza, a corrupção, o narcotráfico e os assassinatos.

Servido de tortillas e regado ao popular destilado Mezcal, Bourdain mergulha em um dos países de cultura mais vivas do mundo.

“Anthony Bourdain – Lugares Desconhecidos” vai ao ar todos os domingos, às 18h30, na CNN.

Deixe uma resposta