A Revolução dos Efeitos Especiais

Cinerama1

 

Fala Galeeeera ! Olha “nois” aqui de novo, Hoje nós vamos falar deles, que nos fazem sentir adrenalina, medo, e fugir da realidade…Os Efeitos Especiais !

Hoje em dia as grandes produções são dominadas por efeitos especiais, pode não ser novidade pra ninguém, mas é um área que veio crescendo e se aperfeiçoando através dos anos, e tudo começou lá em 1902 com um “defeito, que virou efeito !”. Georges Méliès descobriu os efeitos especiais, quando o obturador de sua câmera travou. Fundindo imagens e usando filmagem quadro a quadro, ele deu origem ao  primeiro filme de ficção científica da história do cinema: Viagem à Lua

Quem quiser ver o filme: http://www.youtube.com/watch?v=_FrdVdKlxUk
Quem quiser ver o filme:
http://www.youtube.com/watch?v=_FrdVdKlxUk

 

O Filme “A invenção de Hugo Cabret” conta um pouco sobre a vida do mestre, confesso que demorei pra assistir a esse filme, e me arrependi de não ter lhe dado a devida atenção na época de lançamento, foi um dos melhores filmes que já vi, perfeito do início ao fim, qualquer dia iremos falar só sobre ele aqui !

 

 

Em 1933, chega aos cinemas King Kong, trazendo a técnica do Stop Motion, desta vez com um boneco de poucos centímetros foi utilizado pra “aterrorizar Nova York”

Macacão de brinquedo "aterrorizou" os Americanos
Macacão de brinquedo “aterrorizou” os Americanos

 

Chegamos na década de 70, mais precisamente em 1977 quando Star Wars: Episódio IV – Uma nova esperança, antes, filmes de ficção cientifica eram tidos como pouco lucrativos, mais a franquia Star Wars mudou este patamar ganhados seis C-3PO’s , digo 6 estatuetas do Oscar haha, o filme trouxe para as telas cenas espaciais muito aclamadas para a época, sem falar dos belos cenários.

Star Wars, até hoje possui uma boa popularidade.
Star Wars, até hoje possui uma boa popularidade.

 

 

E o primeiro filme a utilizar cenas de computação gráficas longas, foi Tron: Uma Odisséia eletrônica (1982) ( Sim rapaziada, esse Tron aqui é papai daquele de 2009 ), o filme infelizmente não chamou a atenção e acabou no esquecimento, na época o filme concorria com E.T o Extraterrestre nos cinemas.

Abertura de Transas & Caretas, é você ?
Abertura de Transas & Caretas, é você ?

 

 

Em 1991 chega aos cinemas O Exterminador do Futuro 2, trazendo inovação com o Efeito Morphing, com aquele robô de metal líquido, o T-1000 , eu nunca vi esse filme inteiro, eu lembro que tinha muito medo do robô, principalmente na cena onde ele é atingido por um tiro e sua cara parte no meio.

#medo
#medo

 

 

1995, Toy Story é conhecido no Brasil por ter roubado o título da produção nacional Cassiopeia, lançada poucos meses depois. Mas há quem ainda insista em dizer que se trata de uma injustiça, já que a Pixar criou os moldes para as cabeças dos personagens principais em argila, enquanto a produtora NDR Filmes fez modelos inteiramente virtuais para a produção Nacional. Curiosidade a parte, quando Cassiopéia estava sendo renderizado um dos membros da equipe apertou o botão para desligar o computador, sem saber o que fazer, ele pegou uma borracha escolar, e pressionou o botão, impedindo que o computador fosse desligado, e o trabalho perdido.

 

Nostalgia #on
Nostalgia #on

 

1999, Quem não se lembra do “Efeito Matrix” ? Originalmente conhecido como Bullet Time, Essa tecnologia foi desenvolvida ainda na década de 1990 e consiste em filmar uma cena utilizando diversas câmeras, dispostas em círculo e disparadas de maneira sequencial

 

Você já tentou fazer isso em casa, que eu sei ! kkkk
Você já tentou fazer isso em casa, que eu sei ! kkkk

 

2009, Chega um filme que foi um dos mais comentados da década, “Avatar” de James Cameron, o filme teve um incrivel avanço no 3D, e foi a sensação do ano, lembro que fui ver nos cinemas, e gostei, lembro de ter ficado impressionado com a profundidade que a técnica nos trouxe, não só eu, mais muitas pessoas chegaram a ter dores de cabeça, devido a complexidade dos efeitos.

 

O Primeiro filme em 3D a gente nunca esquece.
O Primeiro filme em 3D a gente nunca esquece.

 

 

2013, Gravidade chega aos cinemas sem muito avisar, e causa um estrondo ( Ironias a parte ) Fui conferir nos cinemas, e perdi a primeira cena pois cheguei atrasado, mas não desanimei porque o filme é um primor em efeitos especiais, uma das melhores experiências que tive no cinema, tudo graças a uma equipe de mais de 150 pessoas que desenvolveram todas as computações gráficas do filme.

 

 

Sandra Bullock em Ação
Sandra Bullock em Ação

 

 

 

Ressalvas:

Em 2005 O Homem Aranha 2, de Sam Raimi venceu o Oscar por melhores efeitos especiais, competiu com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter por sua vez, foi desmerecido em outros anos, e nunca venceu esta categoria.

Muitos dizem que “acaba a magia” quando se vê fotos de bastidores com o Chorma Key atrás, mas na minha opinião é ao contrário, ela só está começando ali ! E deixo vocês com um pequeno trecho do Novo filme do Homem Aranha, o que tem em ligação com a matéria ? Rola boatos que essa cena é feita toda em CG, será que teremos um Oscar de Efeitos Especiais para o novo Homem Aranha ? Torço para que sim !

“Cinerama”, toda Quinta, ás 21:00 – No BDI

Mande seu e-mail para Guilherme Alves : guilhermealves@bastidoresdainformacao.com.br

 

Deixe uma resposta