A influência das agências de propaganda nas emissoras de TV

Divulgação: SBT
Divulgação: SBT

As agências de propaganda estão preocupadas com as verbas de seus clientes no ano que vem.

Esta preocupação das agências que esperam uma redução de até 40% destas verbas, fez com que Silvio Santos desistisse de contratar Fábio Porchat pra fazer show de sábado.

Porchat estava exigindo uma série de coisas que levavam a custos bem altos.

As agências estão sendo questionadas pelos clientes o motivo de que a TV Globo tem apenas 40% de ibope do mercado mas recebe ainda 60% de verbas de publicidade de clientes.

Estes clientes querem que as agências diversifiquem a distribuição de verbas de maneira mais real.

Mas as agências continuam descarregando a maioria das verbas na TV Globo que paga os maiores bônus de valor às agências porque os valores de publicidade da TV Globo são enormemente maiores que as outras emissoras.

Num mesmo dia e horário quando um programa da TV Globo tem o mesmo ibope que um programa da TV Record ou SBT, ainda assim, mesmo tendo o mesmo ibope, o valor pago na TV Globo é ao menos o dobro do que se paga nas outras emissoras onde o anúncio foi visto pelo mesmo número de pessoas.

O bônus de valor pago pela TV Globo é responsável por grande parte de pagamento de salários de publicitários que tem os melhores salários do mercado.

Então a preocupação passa a ser de todos com menos investimento na publicidade.

As emissoras vão precisar aprender a trabalhar com custos justos de produção e isto parece que elas ainda não sabem fazer.

O mercado atual cresceu na opulência e desconhece o que é fazer tv de verdade ao vivo e de custo baixo.

O excesso de qualidade plástica sempre foi desnecessária porque a grande massa de gente que gera o ibope jamais se importou com este preciosismo técnico que tem custo.

O povo que gosta de tv quer emoção e entretenimento com uma boa imagem, coisa que a tv a cabo passou a suprir.

O restante das preciosidades passa a ser algo de vaidade das emissoras.

Se o povo estivesse de verdade exigindo as caras preciosidades técnicas as novelas do SBT de tarde nem teriam o excelente ibope que tem.

Mande seu e-mail para James Akel : jamesakel@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta