5 dicas para vencer a preguiça no trabalho após o carnaval e na volta das férias

O verbo procrastinar significa deixar para depois. Nas quarta-feiras de cinzas, volta do carnaval, tendemos a deixar para depois atividades no trabalho que exigem mais concentração. Mas como vencer a “preguiça” ou\e deixar de procrastinar e nos tornarmos mais produtivos no trabalho após esse feriado ?! Com muitas empresas no home office, fica ainda mais difícil manter a produtividade após um feriado. De acordo com a FIA (Fundação Instituto de Administração) 67%, das empresas brasileiras, tiveram dificuldades na transição presencial para home office. Isso porque a produtividade é difícil de ser mantida em casa, todos os dias.

O ato de deixar para amanhã tarefas difíceis e que tiram a mente da zona de conforto é algo orgânico. Ou seja, todos os seres humanos são programados biologicamente para procrastinar e isso acontece porque o ato de deixar para depois tem a ver com o medo e o medo existe desde o nascimento. Medo da tarefa não ficar boa, medo do cliente não gostar do que vamos entregar, medo dos colaboradores que fazemos a gestão, medo de não ter retorno com a franquia ou com o próprio negócio, e etc.

A Universidade do Colorado divulgou que procrastinação e impulsividade podem ser agravadas por questões genéticas. Outro estudo feito pela Universidade de Carleton, no Canadá, mostra que procrastinar afeta a nossa saúde física e mental, e as pessoas que o realizam com frequência tendem a ter mais dores de cabeça e contraírem gripe mais facilmente. Deixar para o dia seguinte uma atividade que pode ser feita, sem interrupções, hoje, pode ser algo negativo.

Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação de inglês, Minds Idiomas, faz a gestão de mais de 70 escolas. Nesses 13 anos, como qualquer empreendedora, teve os seus dias bons e ruins, e resolveu se aprofundar no tema para reduzir a procrastinação na sua rede de franchising e na sua própria rotina.

Para ajudar você, Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas , lista 5 dicas para acabar com a procrastinação no seu trabalho após o carnaval e/ou no retorno das suas férias:

1. Combata a sua insegurança

Anotar os sentimentos, no momento da procrastinação, te ajudará a entender como a sua mente funciona (Foto:Luisa Revery)
Procrastinar tarefas complicadas tem ligação com os nossos medos. Tem pessoas que tem medo do sucesso e não percebem. O primeiro passo para combater o “deixar para amanhã” é se observar. Vale escrever em um papel como se sente no momento em que aparece a preguiça. Dessa forma, você conseguirá racionalmente enxergar os seus sentimentos e fica mais fácil enfrentar as inseguranças. Outra dica é fazer terapia e conversar com amigos.

2. Não abuse da sua força de vontade

Lembre-se sempre de descansar para ser produtivo: a mente precisa disso para operar bem (Foto: Isadora Heimig)
Desde que somos crianças ouvimos dos nossos pais e professores que com força de vontade é possível conquistar o mundo. É verdade que ela tem um papel fundamental na conquista dos objetivos, mas ela se esgota. Isso porque a força de vontade está ligada a energia cerebral e como sabemos a nossa mente fadiga após algum tempo sendo usada. O que te mantém de pé de manhã, depois da noite mal dormida, produzindo bem e entregando resultados são os seus objetivos pessoais. Por isso, crie os objetivos de curto, médio e longo prazo. E comece devagar com eles. Com objetivos traçados fica mais fácil controlar a ansiedade e não se culpar quando a força de vontade findar.

3. Deixe abas de aplicativos fechadas e mantenha o celular longe

Ficar longe do celular, principalmente quando trabalhamos com ele, é mais desafiador. Todavia, necessário. (Foto:Urich Santana)
Essa dica parece óbvia, mas é a mais difícil de conseguir praticar. Isso acontece porque muitas profissões dependem das respostas instantâneas. Todavia, é comprovado que os seres humanos não são multitarefas e quando o fazem acabam não tendo foco e o resultado da entrega é duvidoso. Logo, avise clientes, parceiros, fornecedores e até seu chefe que nem sempre estará de olho nas telas. E caso seja algo urgente deixe a opção de te ligarem. Telefonar está cada vez mais escasso, mas em tarefas como planejar, lidar com números ou mesmo escrever um texto, se manter longe dos eletrônicos é uma lição de ouro para completá-las. Vale estabelecer uma rotina de a cada 2 horas de atividade, um descanso de 20 minutos, que envolve mexer no celular e\ou tomar um café.

4. Coloque deadline\prazo para as suas tarefas

No home office é ainda mais importante que você tenha controle do que está executando no decorrer do dia de trabalho (Foto: @jonathanborba)
Vale colocar em uma planilha e acompanhar as suas tarefas diárias e/ou usar uma agenda com o que é urgente e importante listado. Ao final do dia você enxergará o que executou e poderá até fazer um relatório semanal para usar mostrar ao seu gestor as atividades executadas. Além disso, no final do dia, ao visualizar tudo o que foi feito, você terá a sensação de dever cumprido.
5. Pratique o Mindfulness no trabalho

Nem no passado e nem com na ansiedade do futuro: O Mindfulness nos traz para o momento no agora e nos dá foco para o trabalho (Foto: @lauraadaiphoto)
Não estou falando de meditar todos os dias. Se você conseguir fazer isso, ótimo! Mas essa última dica tem sinergia com o ato de manter os 5 sentidos no presente. A mente é elástica, por mais que no começo pareça difícil colocar a audição, visão, tato, paladar e olfato no presente, a prática torna-se um hábito com a prática. O Mindfulness traz a concentração, a concentração leva ao desenvolvimento da tarefa e concomitantemente a conclusão dela. Ao finalizar as suas atividades, sem procrastinar, elevará a sua satisfação mental e o seu sucesso profissional!

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