5 dicas para reduzir o lixo eletrônico

 

cuidar do verde

Difícil encontrar alguém atualmente que não tenha um smartphone não é mesmo? E um computador? Seja em casa, no trabalho, faculdade, ou até mesmo em locais públicos, estamos praticamente cercados de aparelhos eletrônicos, que mensalmente se atualizam em versões mais modernas. Mas, o que fazer quando queremos descartar o dispositivo antigo?

Abaixo o Cuidar do Verde listou cinco dicas para quem quer se livrar de forma consciente do seu gadget:

1– Busque um local de descarte
Diversas lojas de informática, entidades sustentáveis ou até mesmo supermercados possuem um espaço para o descarte de eletrônicos, onde os mesmos podem ser reaproveitados ou terem algumas de suas peças reutilizadas. Só não vale levar o aparelho sujo ou com peças soltas.

2- Doe para quem precisa
O aparelho que você não quer mais funciona direito? Se sim, uma boa opção é repassá-lo para alguém que esteja interessado nele. Se nenhum amigo ou parente topar ficar, procure por ONGs, escolas ou institutos que aceitem esse tipo de doação.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

3- Devolva ao fabricante
A maioria das empresas fabricante de tablets e smartphones, por exemplo, costumam aceitar seus aparelhos de volta para encaminhá-los ao descarte correto. Portanto, antes de jogar seu gadget fora, entre em contato com o fabricante e consulte essa alternativa.

4- Lucre com o aparelho
Cansou de vez do dispositivo? Que tal vendê-lo e ainda faturar uma grana? Os sites Uzlet, Ziggo e Brused permitem tanto a venda como a compra de aparelhos seminovos. Estado de conservação e qualidade do sistema do gadget são alguns dos requisitos para uma boa venda.

5- Compre menos, preserve mais
Apesar das diversas formas de redução do lixo eletrônico como vimos acima, o meio ambiente ainda sofre muito com o descarte irregular de aparelhos eletrônicos. A maioria da população costuma jogar fora diversos tipos de dispositivos no próprio lixo doméstico, que consequentemente contaminam o solo por resíduos tóxicos.

Por isso, pense bem antes de adquirir um novo modelo de smartphone sem a menor necessidade. Avalie se é realmente necessário e fuja das compras por impulso. O planeta não precisa de mais lixo e você de nenhuma outra conta no orçamento.

Cuidar do Verde, toda quarta-feira, às 13h, no BDI.

Mande seu e-mail para a colunista : samaratenorio@bastidoresdainformacao.com.br

Deixe uma resposta